Doações ao EMEI

A EMEI Maria Veni Lottermann agradece as mães, CPM e Conselho Escolar que pediram colaboração na comunidade com a finalidade de adquirir brinquedos para os alunos do maternal. Estes foram os brinquedos comprados com o valor citado na foto. Nosso muito obrigada pela parceira. Esperamos em 2017 continuar com esse elo entre família e escola.

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A magia da formatura na Educação Infantil

A Escola Municipal Maria Veni Lottermann realizou no dia 10 de dezembro à noite no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Colpo a formatura da Pré-escola Nível B das turmas 01 e 02 dos turnos matutino e vespertino. A solenidade formou 26 crianças e lotou o espaço com familiares, amigos, professoras, funcionários, monitores e estagiários.

Os concluintes da turma 01 alunos da professora Maria Eliani Rodrigues são os seguintes: ANTONIO HENRE FONTOURA DE ALMEIDA; DIOGO HAUT MACHADO MERLUGO; FLAVIANE SOUZA DE LIMA; GUSTAVO ASSIS VOGEL; HENRIQUE DA COSTA NAISSINGER ; LUANDER MURILO ALFONSO MARTINEZ; MOISÉS LUCAS DA SILVA RIBEIRO; MURILO DA SILVA BATISTA; RODRIGO PACHECO DIAS TAINARA CORTELINE TRINDADE RISTE e os da turma 02 alunos da professora Marice Alves são: BEATRIZ DENIS MONTEIRO; BRUNO CASTIGLIONI CARPES; EDUARDO GARROT BISCAINO DA SILVA VIDAL; ERIKA DE ALMEIDA AGUILAR; HYLGNER FLOR TRINDADE; IZADORA ZAZYKI SALDANHA; JOÃO VITOR NAISSINGER SOARES; JOSÉ AUGUSTO GATIBONI ÁLVARES DA CUNHA; KIARA FERRADOR MOURA;  MANUELA BARBOSA MOREIRA; MARIA EDUARDA DOS SANTOS BARBO; MIGUEL GARCIA DOS SANTOS; PEDRO HENRIQUE MEIRA CORTES; SAHRA DO CANTO OLIVEIRA; THAIGNER CARVALHO DA ROSA e VICTTOR ISAAC PILAR DE VARGAS.  A turma 01 convidou como padrinho o senhor Erasmo Coelho da Silva e Professora Rubia Queli Corsini Melo.

Na turma 02 a escolhida foi à senhora Nora Nei Maier. O aluno Diogo Merlugo e a Aluna Tainara Trindade entregaram flores as professoras Silvandira Naisinger Rodrigues  e Marice Alves pela dedicação e carinho para com eles durante este ano letivo. A diretora da Escola Marta Rosane Busnello Pilar em sua fala agradeceu a dedicação, empenho, carinho e amor de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, tais como: pais, alunos, professoras, supervisão escolar, monitoras, estagiários , funcionários, secretaria de educação, enfim todos que de alguma forma contribuíram para que essa formatura fosse um sucesso. A mestre de cerimônia, Vanessa Caldas realizou agradecimentos em nome dos alunos: as professoras, à Deus e  aos pais.  O juramento foi proferido pelos alunos Antonio Henre Fontoura de Almeida e Bruno Castiglioni Carpes.

A supervisora escolar Vanessa Caldas encerra dizendo que: “ para nós da Escola Maria Veni Lottermann, a educação é um instrumento fundamental a fim de viabilizar o exercício da cidadania, liberdade, solidariedade humana e do trabalho na sua dimensão ampla, portanto, percebemos que ser estudante é desenvolver a sensibilidade e ser sujeito do seu próprio processo educativo. A magia e o encantamento foi emocionante, a energia das crianças e familiares transbordava de tão felizes. A escola agradece a parceria e colaboração de toda a comunidade escolar.

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Resultado da Provinha Brasil 2013 na Rede Municipal de Manoel Viana

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TURISMO, CULTURA E DESPORTO.

PROVINHA BRASIL 2013

REDE MUNICIPAL DE ENSINO – 2ºs ANOS DO ENS. FUNDAMENTAL

TESTE 1

TESTE 2

Escola ALBERTO PASQUALINI

2º ANO

(T. ÚNICA)

LEITURA

MATEMÁTICA

LEITURA

MATEMÁTICA

MÉDIA

16

NÍVEL

05

MÉDIA

17

NÍVEL

05

MÉDIA

17

NÍVEL

05

MÉDIA

13

NÍVEL

04

TESTE 1

TESTE 2

Escola

ÉRICO VERÍSSIMO

2º ANO

(T. ÚNICA)

LEITURA

MATEMÁTICA

LEITURA

MATEMÁTICA

MÉDIA

15,5

NÍVEL

04

MÉDIA

17,2

NÍVEL

5

MÉDIA

16

NÍVEL

05

MÉDIA

15

NÍVEL

05

TESTE 1

TESTE 2

Escola

HENRIQUE DIAS

2º ANO

(T. ÚNICA)

LEITURA

MATEMÁTICA

LEITURA

MATEMÁTICA

MÉDIA

20

NÍVEL

05

MÉDIA

20

NÍVEL

05

MÉDIA

19

NÍVEL

05

MÉDIA

20

NÍVEL

05

INTERPRETAÇÕES DOS NÍVEIS:

LEITURA

NÍVEL 4 (de 12 a 15 acertos)

Neste nível, os alunos leem textos mais extensos (aproximadamente 8 – 10 linhas), na ordem direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito + verbo + objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Nesses textos, são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e compreender qual é o assunto do texto.

São exemplos de habilidades demonstradas pelos alunos deste nível:

• localizar informação explícita em textos curtos ou médios;

• identificar a finalidade de textos de gêneros diversos, como bilhete, sumário, convite, cartaz, livro de receita;

• identificar o assunto de um texto médio a partir de leitura individual; e

• fazer inferências simples.

Considerações e sugestões de atividades

Os alunos que se encontram neste nível demonstram domínio da leitura de textos e da utilização

de estratégias diversas para sua compreensão. Essas habilidades somente serão possíveis mediante o desenvolvimento de um bom processo de alfabetização.

Com base na compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento adotados no âmbito da Provinha Brasil, consideram-se as habilidades descritas neste nível de desempenho como aquelas que caracterizam a consolidação do processo de alfabetização, ressalvando-se que o termo “consolidação” deve ser compreendido como a expressão de uma etapa de culminância do processo de alfabetização

e não como “conclusão”.

Os alunos que se encontram neste nível estão alfabetizados, e o trabalho pedagógico deverá centrar-se na direção de ampliar as habilidades relativas ao letramento, que envolvem a compreensão e o uso de textos variados, com estrutura mais complexa e temas diversificados e que circulem em diferentes esferas sociais.

Assim sendo, neste nível estão descritas as habilidades a serem alcançadas ao término do segundo ano de escolarização e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes.

NÍVEL 5 (de 16 a 20 acertos)

Neste nível, os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado e considerando as que são desejáveis para o fim do segundo ano de escolarização. Assim, os alunos que atingiram este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial.

Para além das habilidades dos outros quatro níveis, demonstram, por exemplo:

• compreender textos de diferentes gêneros e de complexidade diversa, identificando o assunto principal e localizando informações não evidentes, além de fazerem inferências.

A Provinha Brasil contempla habilidades importantes relacionadas ao processo de

alfabetização e letramento inicial. Portanto, os alunos que atingiram o nível 5 apresentam um excelente desempenho de aprendizagem, mas devem continuar progredindo em seu processo de leitor/escritor competente ao longo da escolaridade dos anos iniciais

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MATEMÁTICA:

NÍVEL 4 (de 12 a 14 acertos)

Eixos

Habilidades

1 – Números e Operações

Além das habilidades dos níveis 1, 2 e 3, o aluno neste nível de alfabetização:

Resolve problemas de adição e subtração relacionados à ação de retirar envolvendo

um número maior que 10 e outro menor que 10.

Resolve problemas de adição e subtração relacionados à ação de completar, incluindo

problemas nos quais um número é maior que 10 e o outro é menor que 10.

Resolve problemas de multiplicação em situações que envolvam ideia de adição de

parcelas iguais.

Determina a metade de uma quantidade.

2 – Geometria

As mesmas habilidades dos níveis 1, 2 e 3.

3 – Grandezas e medidas

Além das habilidades dos níveis 1 e 2:

Realiza trocas monetárias para representar um mesmo valor.

4 – Tratamento da Informação

Além das habilidades dos níveis 1, 2 e 3:

Identifica o gráfico que apresenta informações lidas pelo professor

Considerações e sugestões de atividades

Alunos que atingiram o nível 4 já apresentam um bom conhecimento do sistema de numeração decimal na escrita de números de dois algarismos. Mesmo assim, contagens diversas e problemas devem ser propostos para ampliar o campo numérico conhecido. Pode-se ainda propor o registro de números maiores em situações significativas, tais como o número de sua residência, as idades de adultos com quem se relacionam etc.

No campo das operações, é importante levar os alunos a realizar adições e subtrações mentalmente em problemas, jogos e brincadeiras. Os problemas devem incluir a ideia de completar uma quantidade a outra e a de comparar quantidades usando o recurso da correspondência um a um, se necessário. Novos problemas de adição de parcelas iguais devem ser explorados, sem a preocupação com o registro formal das operações. É aconselhável que os alunos experimentem situações em que necessário repartir quantidades não apenas em duas metades, mas em mais partes iguais, explorando a ideia de divisão sem qualquer preocupação com o registro formal.

Para desenvolver conceitos geométricos, aconselha-se trabalhar com composição de desenhos feitos com diversas figuras geométricas planas, explorando diferentes posições das figuras e nomeando-as. Atividades envolvendo registro oral ou por meio de desenhos, de deslocamentos e localização em espaços conhecidos (como a escola, por exemplo) também são muito importantes.

As experiências dos alunos com o sistema monetário podem ser ampliadas com atividades de comparação de valores e trocas de cédulas. Leituras de horas e meias horas em relógios analógicos e digitais, bem como usos de outras unidades de tempo (como semana, mês, ano) devem também ser exploradas. Enfatizamos que o tempo é uma grandeza abstrata, mesmo sendo um conhecimento social, e que as unidades de medida de tempo usam agrupamentos diferentes da base decimal (uma hora tem 60 minutos; o dia tem 24 horas; a semana tem 7 dias, por exemplo). Os alunos podem ser estimulados por meio de atividades que envolvam a manipulação de calendários, propondo que observem as divisões existentes entre os dias, as semanas e os meses do ano. O professor pode criar problemas que envolvam, por exemplo, a contagem dos dias que faltam para terminar a semana ou a descoberta de quantas semanas existe em um determinado mês. Pode-se desenvolver também atividades que envolvam a noção de tempo, nas quais o aluno, a partir de observações e operações simples, consiga determinar o intervalo de tempo entre um acontecimento e outro, seja ele em horas e minutos ou em dias e semanas, por exemplo. Em relação à leitura de horas em relógios digitais e/ou de ponteiros, podem ser propostas situações-problema contextualizadas que fazem referência às rotinas vivenciadas pelos alunos, explorando o controle e/ou marcação do tempo, por exemplo, criando uma tabela com horários mostrando as atividades que os alunos realizam durante o dia, ou criar uma tabela mostrando como gostariam de passar um dia muito legal. Depois disso, identificar no relógio, tanto no digital como no analógico, os horários em que as atividades ocorrerão.

Apresente novas atividades para que os alunos organizem dados dispostos em tabelas ou em gráficos. Essa habilidade vai contribuir para a leitura e interpretação de outros dispositivos do mesmo tipo, não produzidos pelos próprios alunos. É importante propor aos alunos que encontrem informações em tabelas e gráficos que não se restrinjam apenas a identificar o maior ou o menor valor.

NÍVEL 5 (de 15 a 20 acertos)

Eixos

Habilidades

1 – Números e Operações

Além das habilidades dos níveis 1, 2, 3, e 4, o aluno neste nível de alfabetização:

Resolve problemas de subtração relacionados à ação de completar, mesmo quando ambos os números são maiores que 10.

Resolve problemas de subtração relacionados à ação de comparar, com quantidades menores que 10.

Resolve problemas de divisão que envolvem a ideia de repartir.

Resolve problemas de divisão que envolvem a ideia de quantas vezes uma quantidade

cabe em outra.

Determina o dobro de uma quantidade.

2 – Geometria

As mesmas habilidades dos níveis 1, 2 e 3.

3 – Grandezas e medidas

Além das habilidades dos níveis anteriores:

Lê horas em relógio digital e analógico.

Identifica medidas de tempo: hora, dia, semana, mês e ano.

4 – Tratamento da Informação

Além das habilidades dos níveis anteriores:

Identifica, em tabelas com mais de duas colunas, uma informação lida pelo professor

Considerações e sugestões de atividades

Alunos que atingiram o nível 5 podem ser incentivados a reconhecer ou registrar números com três ou mais algarismos informalmente, em situações que tenham significado para eles. Tais situações ajudam o professor a identificar as ideias dos alunos sobre como registrar números no sistema de numeração decimal e a propor novos desafios que os ajudem a progredir.

No campo das operações, os alunos devem realizar estimativas de resultados, além de adições e subtrações mentais em problemas, jogos e brincadeiras. A ideia da multiplicação pode ser trabalhada em novas situações, com problemas que possam ser representados por meio de desenhos dos objetos em linhas e colunas (em organização retangular) como as possíveis combinações de duas peças de vestuário ou o número de ladrilhos para cobrir uma parede. Problemas envolvendo a ideia de quantos grupos com um determinado número de elementos podem ser formados com uma quantidade dada ampliam as ideias associadas à divisão.

É preciso explorar situações de uso das figuras geométricas planas e espaciais nomeando-as e identificando suas características, independentemente da posição em que se encontram. O estudo de esquemas (como a planta baixa, por exemplo) de locais conhecidos pelos alunos contribui para o estabelecimento de relações espaciais importantes para a aprendizagem da geometria.

As diversas unidades de tempo utilizadas na leitura de calendários devem continuar a ser exploradas, e a leitura de horas em relógios analógicos e digitais, ampliada. O sistema monetário pode ganhar mais significado em simulações de feirinhas e bancos. Além de despertar o interesse dos alunos, atividades desse tipo ajudam o professor a identificar saberes extraescolares dos alunos que podem ajudar na compreensão de conceitos, aproximando-os da matemática escolarizada. Aos poucos, o professor pode propor problemas em que os alunos explorem novas grandezas, como comprimento, massa, capacidade e, ainda, suas principais unidades de medida (metro e centímetro; quilograma e grama; litro) respectivamente.

As habilidades de leitura e organização de dados em tabelas ou em gráficos precisam ser constantemente ampliadas. Pode-se iniciar o registro e a leitura de tabelas em que uma das informações está disposta em várias colunas, o que obriga o aluno a identificar o encontro de uma linha com uma entre muitas colunas para encontrar ou registrar uma informação. Gráficos que exigem a consulta a informações disponibilizadas em legenda também podem ser introduzidos de forma gradativa.

Sendo assim, compreende-se que os alunos que atingiram o nível 5 devem continuar progredindo em sua aprendizagem, visto que a Provinha Brasil não contempla todas as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização que se referem às habilidades matemáticas.

Recomendações

Recomenda-se especial atenção na prática pedagógica com os alunos que se encontram nos níveis 1 e 2, visto que o esperado é que eles, ao término do segundo ano de escolaridade, atinjam, pelo menos, os níveis 3 ou 4. Já para os alunos que se encontram nos níveis 3 e 4, as ações pedagógicas devem possibilitar que eles avancem para os níveis 4 e 5, respectivamente.

Desejamos que este instrumento de avaliação seja de grande valia para o contínuo aperfeiçoamento da prática pedagógica e da gestão do ensino, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade da educação de nossas escolas brasileiras.

FONTE:http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/

Manoel Viana, 17 de dezembro de 2013.

Andreia Minussi Lopes

Direção de Ensino da SETUCD

Port. nº 056 17 /02/2010

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TERMO DE COMPROMISSO DAS ESCOLAS DO CAMPO 2013 “NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A SUSTENTABILIDADE”.


“Como você gostaria que sua escola fosse em termos ambientais?”

Observação: as respostas de cada escola serão o documento referente a novas práticas sustentáveis e que tenderão a propiciar uma política de sustentabilidade para as escolas do campo de Manoel Viana.

ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO: escola limpa, produtiva, organizada, sustentável, utilizando adequadamente seus recursos naturais, pois a escola é a extensão de nossa casa e com isso tenhamos qualidade de vida.

ESCOLA HENRIQUE DIAS: precisa-se da conscientização em questão do lixo. Falta lixeira para o lixo orgânico. Ajardinamento da escola envolvendo os alunos. Cuidar das árvores frutíferas para que produzam frutos. Reciclar (sabão).

ESCOLA PAULO FREIRE: Com coleta de lixo ao menos duas vezes na semana. Área protegida pelas Leis Ambientais devido às queimadas, desmatamento e danos ambientais com produtos tóxicos. Centro de coleta para os vasilhames dos produtos tóxicos (da comunidade em geral).

O Termo (PACTO) foi digitalizado e enviado as escolas do campo que participaram do Seminário Local das Escolas do Campo 2013 para que seus diálogos se perpetuem e seus compromissos se concretizem. O Termo original com a assinatura de todos os presentes encontra-se arquivado a SETUCD de Manoel Viana.

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Relatório do Seminário Local das Escolas do Campo 2013.


Encontros itinerantes que acontecem desde 2009, entre as escolas do campo de Manoel Viana : Escola Érico Veríssimo, Henrique Dias e Paulo Freire.

Neste ano foi a escola Henrique Dias que nos recebeu.

No dia 05/12 houve o Seminário com muitos diálogos, reflexões – com a participação das Professoras do IFF de Alegrete Calinca J. Pergher e Fabiana da Silva Anderson, do Conselho Municipal de Educação representado através de seu vice-presidente Joãozinho do Amaral, e as Diretoras Anna Haby, Lourdes Batista e Rejane Guterres Luz e seus CPMs (entidades tão fundamentais para a realização estes eventos) – que compuseram a mesa redonda. Houve apresentações das escolas sobre suas experiências exitosas nas várias temáticas discutidas no chão destas escolas.

Tivemos também a participação de mais um parceiro nesse evento “O PIM DE MANOEL VIANA” que nos possibilitou trazer as crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, pois criaram uma sala temática para eles enquanto os diálogos aconteciam aos demais, uma grande iniciativa a este público pequenino que também merece ser agraciado com momentos de troca mútua de companheirismo, brincadeiras, amizades renovadas e sorrisos avantajados.

O tema deste ano foi “NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A SUSTENTABILIDADE”, tendo como novidade a assinatura de um Termo “PACTO” redigido durante o evento constando todas as reflexões e compromissos destas escolas para que haja sustentabilidade no fazer pedagógico, na relação escola comunidade e entre seus pares.

No dia 06/12 realizamos a II Edição das Olimpíadas das Escolas do Campo, com muitas atividades como: corrida do saco, tiro de bodoque, laçar a vaca parada, atletismo – corrida de 50 metros, truco, bocha entre outras. Escolhemos a Garota Olímpica desta edição, com desfile e questionário sobre os conhecimentos destas jovens sobre as escolas a qual representaram. A escolhida foi a aluna Sara Jaína S. Teixeira da Escola Érico Veríssimo, a comissão foi composta pelo Diretor do Depto de Desporto e Cultura da SETUCD Sr. José Diocemar Cáceres, Professora de Ed. Física da Rede Municipal Andrea Raquel Denis e o Professor Carlos Mautone , também de Ed. Física e um dos componentes do Depto de Desporto da SETUCD.

A escola que melhor desenvolveu as atividades propostas foi Érico Veríssimo, mas todos mostraram muito empenho, comunhão do espírito do trabalho em equipe e a torcida das escolhas deu um grande show.

PARABÉNS A TODOS – alunos, professores, convidados, funcionários, CPMs, comunidades participantes – OBRIGADA PELA ACOLHIDA, PELAS APRESENTAÇÕES, PELO EMPENHO.

Foi um dos mais proveitosos encontros já realizados dentro do cenário da educação do campo em nosso município.

Que venha 2014 na Escola Paulo Freire!

FOTOS PARA RECORDAR:


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