Histórico

A MERCOMIX é o resultado da fusão de feiras que já existiam no município, como a feira do Chocolate e feira da Agricultura, Industria e Comércio, no sentido de reunir em um só evento todas as potencialidades do Município.
   A MERCOMIX teve seu inicio no ano 2002, obtendo em todas as suas edições um grande sucesso, tanto a nível comercial como pelo numero de visitantes, superando 50.000 pessoas em média. Recebe visitantes de outros países, em especial os do MERCOSUL. Este sucesso se deve pela ampla divulgação regional e até mesmo internacional do referido evento, ao envolvimento da comunidade e pela contribuição de empresas tanto do município como de outros lugares. 
   Durante a realização do evento são desenvolvidas atividades culturais e de recreação, shows de todos os estilos, palestras, negociação de vestuário, calçados, gêneros de consumo em massa (como bebidas em geral, alimentação, perfumes, dentre outros), além de carros, máquinas agrícolas, plantas ornamentais, entre outros.
   A feira dispõe de uma completa estrutura para sua realização, sendo realizado no Ginásio Municipal de Esportes Tarcísio Colpo e dispondo de várias coberturas móveis que serve como pavilhão para exposição. Dispomos ainda de um grande parque campestre, onde são realizadas várias atividades como exposição de máquinas, carros, etc. Em caso de emergência, dispomos no local de pessoal habilitado e equipamentos para procedimentos que evitem acidentes e transtornos, bem como toda estrutura necessária para receber com bastante tranqüilidade aos seus visitantes, expositores e patrocinadores proporcionando-lhes uma boa acomodação, gastronomia, além da receptividade e hospitalidade típicas de nossa população.
   A MERCOMIX, no decorrer de suas edições foi elaborando e colocando em pratica seus objetivos específicos, entre outros citamos alguns que mais se identificam com a atual conjuntura da feira:

  • Oportunizar investimentos no município e região, através da exposição de produtos, bem como a realização de negócios;
  • Expor as potencialidades de nosso Município e região, com vistas ao desenvolvimento de ambos;
  • Divulgar o município e região, bem como seus produtos, artesanato, costumes, valores e belezas naturais;
  • Oferecer inovação tecnológica, informações e conhecimento aos participantes;
  • Oferecer aos patrocinadores e expositores as melhores condições para exposição. Mostra e comercialização de seus produtos e serviços, dando-lhes boas condições físicas, logísticas e de apoio e proporcionando aos visitantes uma feira de grande diversidade e que leve a satisfação do público presente;
  • Dar condições as empresas patrocinadoras que divulguem seus produtos e serviços, com espaço para mostra dos mesmos, assim como em palestras e eventos;
  • Levar ao público presente conforto e boas acomodações, entretenimento, conhecimento, cultura, lazer, shows, palestras, amostras dos mais variados produtos e uma grande estrutura a sua disposição;

   A MERCOMIX destina-se a todas as classes sociais e idades, sendo considerada uma feira bastante eclética pela variedade nas exposições, shows, palestras e demais eventos. Apesar da MERCOMIX , atender em especial a população, empresas e setores locais da industria, comércio, agropecuária, artesanato, entre outros, não podemos deixar de lado este mesmo público em nível regional e ate mesmo do exterior. 
   Ressaltamos que o Município de Manoel Viana possui todas as características que o projeta, como sendo um dos Municípios mais promissores do Estado, pelo grande potencial humano e econômico, graças a caracterização de seu povo, a fertilidade e a capacidade hídrica de seus solos, bem como as belezas naturais do município, Outro aspecto a ser considerado é sua privilegiada localização geográfica, uma vez que, sendo o município cortado pela RS 377, isso permite facilidade de acesso a cidade, considerando que com o advento da mesma o fluxo de população teve um acréscimo em torno de 35 %, todos este indicadores contribuem diretamente para que a MERCOMIX, a cada edição super índices anteriormente alcançados, e, em constante crescimento, equiparando-se a feiras de renome na região.