Inscrições para o concurso das Soberanas da Mercomix 2020 se encerram na quarta

A Comissão Organizadora da Mercomix 2020 anunciou nesta terça-feira (11) a prorrogação do período de inscrições para o concurso que escolherá a corte da de soberanas da feria. As fichas de inscrições estão disponíveis na Prefeitura Municipal e no Bar do Nenê, sendo que o prazo final para entrega da inscrição será 10 de fevereiro. As candidatas devem residir em Manoel Viana e possuir no mínimo 16 anos. O processo de escolha da corte se dará em três etapas, previstas para acontecer nos dias 14 e 15 de fevereiro.

A primeira etapa se dará no dia 14 de fevereiro, com a prova escrita que deverá testar os conhecimentos das candidatas a respeito da história da cidade e da feira – tendo como base de elaboração material disponível no site da prefeitura. Além disso, também serão elaboradas questões de conhecimentos básicos de português. Horário e local da aplicação da prova deverão ser divulgados nos próximos dias.

Já no dia 15 acontecem as duas etapas restantes, sendo a primeira etapa prevista para as 18h, com um coquetel de apresentação, onde as candidatas deverão mostrar sua desenvoltura e eloquência diante dos jurados e autoridades, fazendo sua apresentação publicamente. Durante a noite as candidatas serão entrevistadas pelos jurados, selecionados de fora do município e conhecimento e domínio sobre os assuntos de concursos.

A terceira e última etapa se dará durante a noite, com o desfile em traje de gala e camiseta da feira. As candidatas passarão pelo escrutínio dos jurados, e então terão suas notas somadas as respectivas das etapas anteriores. Sendo que a prova escrita terá peso 30, apresentação peso 50, e desfile peso 20. O resultado será conhecido ainda durante a noite.

A festa que acontece no CTG Sentinela das Missões, contará com a animação de DJ e a cantora Vanusa Souza. O primeiro lote dos ingressos já estão disponíveis com promoters e no Bar do Nenê.

Neste ano a corte vencedora além de representar o município na região e na Mercomix 2020, também levará uma premiação, sendo que a rainha ganhará um notebook e as princesas um tablet, cada uma. Mais informações sobre o processo de escolha das soberanas, disponíveis no Decreto Executivo nº 100/2019, na página da prefeitura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA

CONTEÚDOS SOBRE HISTÓRICO DA MERCOMIX

CONTEÚDOS SOBRE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos; 2. Ortografia: 3. Problemas gerais da língua culta: forma e grafia de algumas palavras e expressões; 4. Fonema e letra; Dígrafos, encontros vocálicos, encontros consonantais; 5. Divisão silábica: separação das sílabas; Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; 6. Acentuação gráfica: princípios básicos (regras); 7. Classificação das palavras quanto à sílaba tônica; 8. Classes de palavras (classes gramaticais): substantivo, numeral, artigo, pronome, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, conjunção, interjeição; Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo; 9. Tempos e modos dos verbos; 10. Frase e oração: termos principais da oração; Tipos de sujeitos; Significação das palavras: sinônimos e antônimos; 11. Pontuação; 12. Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.