Saúde: Em meio à crise nacional, município preza por atendimento de excelência

Notícias Saúde

Não são novidades os investimentos que a atual gestão vem fazendo em diversas áreas do município, ainda mais visível na infraestrutura da cidade. Outros setores como educação e Saúde também recebem uma grande atenção pelo Executivo Municipal, sendo prezado por uma gestão de excelência, conforme já fora destacado pelo prefeito Gustavo Medeiros.

Em diversas ocasiões o chefe do Executivo fez questão de enfatizar que o município tem conseguido, na área da saúde, realizar uma grande economia nos últimos meses, e ainda assim aumentar consideravelmente o número de atendimentos, além de expandir convênios e serviços que chegam com mais facilidade inclusive às comunidades do interior.

Na contramão do país que vive uma situação crítica na saúde pública, o município conseguido realizar um número de atendimentos mensais superiores em relação às metas projetadas, explica o secretário de Saúde do Município, Adriano Santiago.

O município, hoje, é responsável pela Atenção Básica, ou seja, o atendimento com consulta clínica. Em seguida, quando necessário, são realizados os encaminhamentos para procedimentos especializados (consultas e exames especializados), os quais são realizados na região de referência.

O atendimento pela Atenção Básica acontece nos ESFs 1 e 2, com suporte no interior – Assentamento Santa Maria do Ibicuí (ESF 2) e Barragem do Itú (ESF 1) – e no Ambulatório Municipal as urgências e emergências. Quando encaminhados a procedimentos especializados, esses passam a ser de responsabilidade do estado, o qual deve efetuar a regulação desses atendimentos e do número de consultas e procedimentos. Ou seja, o município faz uma parte desse processo – Atenção Básica – e o estado devera fazer a outra – Atenção especializada, através de consultas especializadas – explica o secretário de Saúde do Município.

O chefe da Pasta destaca que aliados aos atendimentos da AB, o município também conta com suporte ginecológico/obstetrício e pediátrico. Conforme Adriano, em vista aos grandes problemas enfrentados pela saúde pública em âmbito nacional, hoje, não são todas as cidades que conseguem prestar esses tipos de atendimentos, enfatizando ainda o fato de o município também contar “com médico psiquiatra que dá suporte em saúde mental aos usuários da saúde vianense”.