Próximo ao fim da campanha de vacinação, índices de imunização de crianças preocupa Saúde

Saúde

A Prefeitura de Manoel Viana através da Secretaria de Saúde alerta para os encaminhamentos finais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha, que teve início ainda no mês de março, deve se estender até o fim da próxima semana, dia 5 de junho. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% dos grupos prioritários, sendo que até o momento a cobertura vacinal no estado atingiu apenas 64,91%, já no município o índice total é de 91,84%.

Todavia, a coordenação da Sala de Vacina alerta para os baixos índices relacionados ao grupo das crianças que possui um dos menores resultados, com destaque para crianças com idade de 5 anos, cuja taxa é de apenas 40%, e crianças de 2 a 5 anos, apresentar um índice de 54,72%. Já o grupo que compreende crianças de 6 meses a 2 anos, o total de imunizações já chegou a marca dos 96,15%, conforme último levantamento da Secretaria.

 A coordenadora da Sala de Vacinas – Caroline Sudatti, informa também relatou os demais números, apontando que até o momento os grupos de adultos – de 55 a 59 anos de idade, apresentam o menor dos índices de imunização, com apenas 45,19% da meta alcançada. E o terceiro grupo a se manter abaixo da média no município é o das Gestantes que registraram 76,92% de doses aplicadas.

Já no sentido oposto, os Trabalhadores da Saúde, Puerperas, e Idosos foram os três grupos que apresentaram números acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, com índices de 90,48%; 116,67; e 123,48% respectivamente. No município, durante a campanha já forma aplicadas um total de 2120 doses, divulgou a coordenadora da Sala de Vacinas.

A Secretaria de Saúde do município informa que as vacinas estão disponíveis nos ESFs – Estratégias de Saúde da Família 01 e 02, pela manhã – das 7h às 12h, e à tarde – das 13h às 16h. A coordenadora destaca que aquele munícipe que comprovadamente não estiver em condições de deslocamento, entre em contato com os postos de atendimento que uma unidade móvel levará a vacina até a residência do mesmo, enfatizando que somente pacientes acamados devam procurar por este serviço. Caroline Sudatti também lança uma alerta aos responsáveis pelas crianças, tendo em vista ser um dos grupos prioritários com o menor índice de imunização, e dependente para tomar a vacina, ao contrário de demais grupos.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: