Os primeiros 120 dias de 2025 foram marcados por avanços concretos na agricultura, meio ambiente e desenvolvimento rural em Manoel Viana. A Secretaria Municipal de Agricultura, liderada pelo secretário Geber Vieira, tem atuado de forma intensa nas comunidades do interior, garantindo melhorias, entregas de equipamentos, assistência técnica e ações sustentáveis que beneficiam diretamente os produtores e suas famílias.
Mais equipamentos e infraestrutura para quem produz:
Por meio de recursos próprios e emendas parlamentares, a Secretaria realizou a entrega de importantes maquinários para associações rurais. No Assentamento Cerro Grande, um trator agrícola foi entregue com apoio do deputado federal Marcon. Já no Rincão dos Saldanhas e Jaguatirica, foram distribuídos cinco implementos agrícolas – ensiladeira, roçadeira, plantadeira, ensacadeira de silagem e grade niveladora – adquiridos por meio de emenda do deputado Giovani Cherini.
A Associação dos Horticultores do município também foi contemplada com um trator e uma encanteiradora, somando mais de R$ 200 mil em investimentos com recursos municipais, que fortalecerão a produção local. No Assentamento Santa Maria do Ibicuí, produtores de leite receberam uma nova ensiladeira, que garantirá alimentação adequada ao rebanho.
Apoio logístico e incentivo à sustentabilidade:
A Secretaria também deu suporte no transporte de adubo orgânico adquirido por associações, viabilizando a chegada do insumo às propriedades com mais agilidade e economia. Na área ambiental, foi realizado o recolhimento de recicláveis, óleo de cozinha e lixo eletrônico durante as ações do programa jogue limpo, com destaque para a coleta seletiva na Praça da Cohab Favorino Marques na vila nova, nas localidades do Centro e interior.
As ações integram o programa “Jogue Limpo” que incentiva a destinação correta de resíduos e promove a preservação dos recursos naturais e educação ambiental. Os participantes receberam mudas de árvores nativas como forma de incentivo à conscientização ecológica.
Assistência técnica, capacitação e fortalecimento das agroindústrias:
Em parceria com a Emater e associações de produtores, a Secretaria vem promovendo cursos e capacitações técnicas, qualificando agricultores e fortalecendo práticas sustentáveis no campo. Também estão em andamento ações de apoio às agroindústrias, com acompanhamento técnico e fiscalização por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), garantindo segurança alimentar e regulamentação dos produtos de origem animal e vegetal.
Bem-estar animal e entrega de alevinos:
Outra importante ação foi a entrega de alevinos às famílias rurais, incentivando a piscicultura como alternativa de renda e segurança alimentar no interior.
O município também deu início terceira edição do Projeto de Castração, coordenado pelo médico veterinário Marlon Machado, contribui para o controle populacional e a saúde pública.
Manutenção de bebedouros e abastecimento de água:
Diante da estiagem, a Secretaria intensificou as ações de manutenção de redes de água, limpeza e abertura de bebedouros e açudes, além de desobstrução de passadores, assegurando acesso à água de qualidade para moradores e animais, com a utilização de recursos próprios para contratação de horas maquinas.
Localidades já atendidas incluem:
- Assentamento
- Rincão dos Almeidas
- Bacevit
- Rincão dos Saldanhas
- Rincão Alegre
- Rincão dos Pinto
- Cerro da Jaguatirica
- Lageado
- Mamoneiro