Comitiva do Executivo se reúne com líderes do Assentamento para discutir questões da saúde e obras da localidade

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Na tarde da última quarta-feira (06), uma comitiva do Executivo Municipal esteve reunida com representantes da comunidade do Assentamento Santa Maria do Ibicuí, ocasião em que foram discutidos assuntos como a manutenção das estradas, o atendimento a saúde e a perfuração de poços artesianos.

A comitiva composta pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Adriano Santiago, o secretário de Obras, Trânsito e Serviços Públicos, Carlos Wallau, e a secretária de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, Luiza Andreia M. dos Santos escutou reivindicações da comunidade local e procurou responder e planejar ações para resolver questões da alçada do Executivo Municipal.

OBRAS

As discussões tiveram início com o assunto referente a abertura de poços artesianos que a muito tempo vem sendo batalhado pela comunidade local. De acordo com os representantes do assentamento, existem casos de famílias que há mais de cinco anos precisam sair de sua morada, fazer uma viajem até um poço artesiano para conseguir abastecer o suficiente pra durar por alguns dias.

A comissão do Executivo garante que está sendo feito e cobrado do Governo do Estado para que a abertura dos poços ocorram dentro do menor prazo possível. O secretário Carlos Wallau e a secretária Luiza dos Santos informam que em janeiro o maquinário deve estar no assentamento para a abertura dos poços. Conforme a secretária de Desenvolvimento Rural, a abertura de cada poço deve levar em torno de quatro dias, sendo que alguns dos poços abastecerão mais de 20 famílias.

O segundo tópico discutido foi em relação a situação das estradas de acesso ao assentamento e as vicinais que ligam aos produtores locais. Conforme relato, por vários governos as reivindicações de condições aceitáveis das estradas para o escoamento do leite e demais produções para o comércio vem sendo feitas, entretanto, sem nenhum retorno.

O secretário explicou que nesta semana a pasta deu início as obras de recuperação, ressaltando o projeto de melhorias em mais de 200km de estradas, além do pontilhão cuja verba para construção deve ser liberada hoje (07), durante a viagem a Porto Alegre do líder do Executivo, Gustavo Medeiros.

No valor de R$ 123 mil, o recurso será utilizado na construção do pontilhão no Corredor São José, e também para investimento no melhoramento de estradas vicinais de acesso a comunidade do Piraju e Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

Outra reclamação da comunidade em relação as estradas é quanto ao alargamento, tendo em vista que em determinado locais, se dois veículos estiverem viajando em sentido contrário e se encontrarem no meio do caminho, um deverá sair para fora da estrada para que o outro consiga passagem. Carlos Wallau garantiu que também está no projeto esse alargamento, tendo em vista que era problema que já havia sido constatado pela pasta, e que somente não havia sido procurado uma solução devido a precariedade de equipamentos e maquinários encontrados no início do seu trabalho, e também da demanda de serviço da secretaria.

SAÚDE

Por fim, foram ouvidas as reivindicações no que tange a área da saúde. Foram observadas questões referentes ao serviço odontológico, a solicitação de exames, e quanto ao atendimento ao público.

Conforme o secretário de Saúde, Adriano Santiago, o atraso da instalação do gabinete odontológico se deve primariamente a morosidade para a liberação de emenda paramentar, além de situações de atrasos que fogem ao controle da secretaria. Entretanto, ele garante que nos próximos dias o gabinete estará sendo instalado.

Todavia, o governo ainda lida com déficit no quadro de pessoal, e tenta manobrar da melhor forma possível para que todas as comunidades do interior e urbana recebam o atendimento.

Quanto ao quadro de pessoal, outro ponto abordado no encontro, o secretário garante que a pasta e o governo como um todo fazem o possível para fiscalizar e preparar um atendimento digno e humanizado para a população em geral, independente da localidade.

Concluindo as discussões, o assunto foi quanto ao agendamento de exames, outro tópico que Adriano assegura estar sendo feito o possível com o que foi deixado pela administração anterior. Segundo ele, o orçamento da pasta para o serviço de agendamento se esgotou em outubro desse ano.

O secretário, porém destaca que não se trata da verba da saúde que acabou, é importante lembrar que o orçamento nada mais é do que o planejamento realizado no ano anterior de como a verba para determinado serviço deverá ser investido no decorrer do ano que se segue – ou seja, uma previsão de quanto será gasto no ano seguinte com tal serviço, e qualquer outro gasto fora do previsto será irregular.