Gustavo Medeiros avalia gestão e planeja futuro para o município

Notícias

Seguindo a política de Gestão Inovadora, o Executivo Municipal retomou as atividades nesta quarta-feira (06), pós Carnaval, com uma reunião liderada pelo prefeito Gustavo Medeiros, reunindo parte dos responsáveis pela administração, tais como os secretários e chefes de departamentos.

Durante a reunião o prefeito fez um levantamento e avaliação dos primeiros dois anos de gestão de governo, assim como os secretários, destacando as grandes conquistas realizadas nessa primeira metade de mandato, na qual ele enfatiza que “ em setores como a Saúde, foi feito muito mais com muito menos” em relação a gestões passadas.

Gustavo também faz um comparativo com seu mandato anterior, o qual serviu como base para a atual gestão, no qual aprendeu os meandros para uma boa gestão. Dentre eles ele destaca o trabalho em busca de emendas e fontes de recursos externos. Conforme o líder do Executivo, no seu primeiro mandato, como um todo, ele conseguiu cerca de R$ 300 mil, enquanto nesses últimos dois anos já se somam aproximadamente R$ 5 milhões, em verbas externas.

Como exemplo o prefeito vianense destaca a chegada do recurso de mais R$ 1,7 milhões liberados pelo Governo do Estado, para obra de pavimentação do trecho da Rua da Praia até a Rui Ramos, subindo em direção ao ginásio poliesportivo Tarcísio Colpo, contornando pela Avenida Ibicuí (trecho de chão), até o entroncamento seguindo até o trevo de acesso a RS 377.

Além deste, também destaca o anúncio da liberação de mais R$ 900 mil de emenda parlamentar, somente em 2019, através do deputado federal Afonso Motta. De acordo o prefeito serão R$ 150 mil para investimento na área da educação, R$ 250 mil para a agricultura e R$ 500 mil a serem investidos na infraestrutura urbana.

Gustavo Medeiros também exaltou a qualidade dos trabalhos prestados pela equipe, ao mesmo tempo que propôs uma maior autonomia para que dentro dos respectivos papéis se trabalhe para dar uma maior agilidade aos processos burocráticos e, assim, se consiga realizar muito mais nesses próximos dois anos de administração.

O discurso teve um tom unânime entres os secretários, de que esse é o ano revolucionário para as obras e investimentos, que se darão na saúde, educação, cultura, turismo e na infraestrutura como um todo, no município. Durante a reunião o prefeito antecipou a previsão de 12 quadras a serem contempladas no Programa Calçamento Comunitário, além de outras quadras a parte do Programa, dentre muitos outros projetos – como a Casa de Cultura, Calçamento da Rui Ramos, reativação do Centro Integrado de Atendimento às Necessidades Especiais – CIANE.

CIANE

De acordo com o prefeito Gustavo, a projeção é de que os atendimentos sejam retomados ainda nesse primeiro semestre – no mês de abril, lembrando que os serviços do CIANE foram interrompidos em 2015.

Dentre os serviços oferecidos pelo Centro, uma das prioridades será a disponibilidade da equoterapia, um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Outros profissionais que deverão compor o quadro funcional do CIANE, envolvem diversas especialidades, como psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, e professor de educação especial, dentre outros.

Economia de destaque

Durante o encontro o prefeito Gustavo Medeiros ainda ressaltou a grande evolução conquistada através do atual quadro administrativo, o que proporcionou grandes realizações e uma economia de destaque dentro do estado. Enfatizado pelo secretário de Fazenda, João Portela, o qual assegura que, atualmente, Manoel Viana se encontra entre os primeiros municípios do estado em estabilidade de gestão administrativa/financeira. E garante: “Não se deve nada, a ninguém”.

Com uma gestão de economia eficiente, onde se investe e se projeta buscando avanços e melhorias de qualidade, sem prejuízo orçamentário, é que o chefe do Executivo também anúncio uma reposição ao servidor público de mais de 6.7%, baseado no IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), um indicador positivo, fruto da gestão que vem sendo trabalhada nesses últimos dois anos, conclui Gustavo Medeiros.