Comitê de Combate ao Aedes Aegypti se reúne com intuito de mobilizar vianenses

CISCEPA-MVi Informativos Saúde

Na última semana o Executivo Municipal realizou a primeira reunião, convocada pelo prefeito Gustavo Medeiros, do Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti. O Comitê, composto por representantes dos órgãos da Administração Pública Municipal, tem por objetivo acompanhar e desenvolver as ações preconizadas pelo Plano Integrado de Enfrentamento da Dengue, “Chikungunya” e “Zika” Vírus.

O comitê foi criado levando em consideração a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.813, de 11 de novembro de 2015, e a lei estadual nº 14.847, de 30 de março de 2016, que Dispõe sobre a criação de Comitês Municipais, Regionais e Estadual de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito Aedes aegypti, Prevenção da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante a reunião diversas ações foram estabelecidas, a fim de intensificar os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito, desde os estágios iniciais. Conforme o secretário de Saúde do município, Adriano Santiago, este ano, Manoel Viana já registrou dois focos de larvas do mosquito, algo incomum para a cidade que não contabilizava qualquer há anos. A atenção a essa situação deve ser maior ainda tendo em vista a grande incidência de focos em cidades da região, alerta o chefe da Pasta.

Estão sendo dados início ao processo intensificado de visitação as residências para a fiscalização e orientação em relação a prevenção e o combate ao mosquito, informa o secretário. Ele ainda destaca a importância do engajamento da comunidade, sejam tomando as precauções necessárias ou, também, permitindo que os agentes tenham acesso as suas residências seja para a avaliação do local ou, apenas, para uma conversa informativa.

Combate ao mosquito Aedes aegypti

O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

Cuidados Gerais

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Veja as principais orientações:

Prevenção/Proteção

Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Cuidados dentro das casas e apartamentos

• Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Mais informações

Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.