Nasce o Conselho Municipal de Políticas Culturais

Cultura, Lazer e Turismo Informativos Notícias

Na noite da última terça-feira (19) a Administração Municipal ao lado de diversas entidades e representatividades vianense deram um passo importante para o futuro do desenvolvimento cultural da cidade, oficializando a criação do Conselho Municipal de Política Cultural.

O ato que aconteceu no Piquete Caudilhos Vianense firmou a criação do conselho que conta com 29 segmentos representados, e 49 conselherios. Ainda durante o encontro foram aclamados com presidente do conselho a representante do CMT de Manoel Viana – Dani Cáceres, e como secretário o diretor do Departamento de Turismo e Cultura do município – Paulo Pugliero.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – Ana Margaret Migoto ressaltou a importância do papel do conselho, pois se a atuação do mesmo não se consegue desenvolver projetos de caráter tanto estadual como nacional, lembrando que um de seus papeis é justamente buscar por fundos e verbas para o desenvolvimento de projetos culturais.

O chefe do Executivo – Gustavo Medeiros também salientou que, diferente de outras áreas as quais são guiadas pelo Poder Público (como saúde, educação, obras), a área de cultura é levada e desenvolvida pelas entidades tradicionalistas, grupos de teatros e musicais entre outros segmentos moldadores culturais, o que eleva a importância de um conselho reunindo a todos estes, para a uma melhor elaboração política.

Maragaret também destaca a importância da cultura aliada a educação para o desenvolvimento de uma sociedade autônoma e inteligente. Assim como Gustavo que complementa lembrando que a cultura também atraí o turismo para o município, assim como também o inverso é verdadeiro.

Finalizando, o prefeito também revelou quanto ao andamento do processo para a criação da Casa de Cultura do município. Conforme ele, o projeto de criação de fundo orçamentário está na câmara para apreciação e votação, que aprovado então será aberto processo licitatório para então o início das obras.

Ele ressalta que serão quase R$ 250 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Motta, e outros R$ 10 mil de contrapartida da Administração Municipal. Com o projeto concluído o município terá a disposição um espaço para o desenvolvimento cultural no município, contando inclusive com auditório.

Ainda durante o ato foram entregue copia do decreto de lei que cria o Conselho, a cada um dos segmentos representados, além de recolhida a assinatura oficializando os primeiros conselheiros de políticas culturais da história do município. Conforme Paulo Pugliero, o Conselho deve se reunir ordinariamente uma vez a cada semestre, com reuniões extraordinárias nos intervalos.