Manoel Viana participa de Seminário de Políticas Pública de Educação

Educação Notícias

A Coordenadora do CRAS Manoel Viana – Cristina Cunha ao lado da diretora do Departamento de Ensino, Rubia Queli Corsini e presidente do CME – Lurdes Teresinha Batista, além da representante do Conselho Tutelar – Vera Dal Rosso, participaram na manhã da última terça-feira (23) do I Seminário de Planejamento e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação, que aconteceu junto a Promotoria de Justiça Regional e Educação de Santa Maria.

O evento teve por objetivo a abertura de um espaço para troca de experiências e monitoramento das ações realizadas em 2018 e previstas para 2019, nas redes municipais e estaduais de educação. O seminário teve como público alvo, além de gestores e coordenadores de educação, também representantes da área da saúde (ESFs), do CRAS/CREAS, CME, CT e das instituições de ensino superior da região.

As atividades se dividiram em dois momentos, o turno da manhã que trabalhou as metas do PNE, tratando da pactuação de ações para 2019; do enfrentamento da defasagem ano-idade e alternativas para correção de fluxo; regulamentação da matéria para Conselhos Municipais de Educação; além das boas práticas no enfrentamento da defasagem ano-idade.

Já na parte da tarde o seminário trabalhou o fortalecimento da relação família e escola em prol da educação, abordando estratégias relacionadas a famílias no PNE, a constituição da família na atualidade, o olhar da psicopedagogia na relação família/escola, dentre outros assuntos.

O seminário teve como destaque a participação da promotora de justiça, Rosangela Corrêa da Rosa, além de contar com a participação da assistente social do GAT/UADH – Fabiana Aguiar, da psicopedagoga e assessora do PREDUC/SM – Raquel Trevisan e da, também, assessora do PREDUC/SM – Isabel Cristina Martins.

A diretora de Ensino do município, Queli Corsini, destacou a importância do seminário destacando o trabalho em REDE (saúde, educação e demais órgãos), além das práticas restaurativas pelas quais muitos municípios da região já estão criando leis sobre esta prática e aplicando em projetos que envolvem este tema e a cultura da paz.