Saúde recebe curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida

Notícias Saúde

Na atualidade cada vez mais o servidor público se depara com situações que exigem uma decisão imediata, uniforme, racional e legal, sendo cobrada e exigida cada vez mais uma prestação adequada e eficiente. E isso se torna mais evidente e essencial quando o trabalhador atua na área da Saúde, quando uma pequena ação pode fazer uma grande diferença no final do processo de atendimento, principalmente em casos emergenciais.

Com isso, o Executivo Municipal através da Secretaria de Saúde ofereceu aos servidores da Pasta um curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar e SBV – Suporte Básico de Vida, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento prestado pelas equipes, especialmente aquelas unidades de resgate.

O curso oferecido pela Seters Treinamento em Emergências e Saúde, do município de Santa Maria, contou com instruções ministradas pelo enfermeiro e responsável técnico pela Seters – Eduardo de Campos, com o auxílio logístico do instrutor de trânsito e militar – Oscar Junior.

Ao todo foram 28h de instruções teóricas e práticas, sendo 8h focado em reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico – suporte básico de vida, e 20h de atendimento ao trauma, focado na parte do atendimento pré-hospitalar ao politraumatizado grave.

Conforme o enfermeiro Eduardo de Campos, durante o curso as turmas passam por práticas e simulações, como no caso do SBV – Suporte Básico de Vida, onde as equipes atendem a situações de atropelamento, colisões, quedas de altura, e espancamento, dentre outras. Desta forma, o curso também foca no fortalecimento do trabalho em equipe, envolvendo desde o condutor ao técnico em enfermagem/enfermeiro.

Os servidores destacaram a importância do curso oferecido pela Administração Municipal, tendo em vista que, como ressalta uma das enfermeiras, em mais de 20 anos trabalhando na área de Saúde Pública, esta é a primeira vez que uma gestão se preocupa em ofertar um curso, especialmente desse nível de importância. Já para outros profissionais, o curso serviu como forma de rememorar e atualizar algumas situações, que evoluem com o passar do tempo, seja pelo desenvolvimento cientifico ou tecnológico, no suporte ao atendimento.

Para o secretário de Saúde, Denis de Abreu, “esse tipo de treinamento é muito importante para nossa equipe principalmente por nosso hospital referência ser em Alegrete, o que demanda um primeiro atendimento adequado com os protocolos atualizados para maximizar as chances de sobrevida do paciente”, conclui ele.