Prefeito em exercício Juca Rosso participa de encontro com Ministra da Agricultura

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Depois da viagem a Brasília no início da semana que ajudou a garantir um recurso de R$ 250mil para o município, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito em exercício Juca Rosso esteve na tarde dessa quinta-feira (24) participando de um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Também acompanharam o prefeito a secretária de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo – Luiza Andreia Meus e a assessora técnica de projetos Cassiani Schimit.

Durante o encontro, que aconteceu em Uruguaiana, a ministra disse a produtores e autoridades locais que “podem contar com a máxima boa vontade do ministério para encontrar solução para os problemas causados na agricultura”.

Tereza Cristina também anunciou o repasse de R$ 2,5 milhões para prefeituras que têm em seu território assentamentos rurais – áreas loteadas e entregues a famílias sem condições financeiras de adquirir imóveis – como é o caso de Manoel Viana. O orçamento será dividido proporcionalmente entre os municípios que foram afetados pelo mau tempo que tem assolado a região nas últimas semanas.

Aproveitando a presença da ministra, produtores de arroz fizeram um corpo a corpo para tentar posicionamento da pasta em relação a pleitos antigos da categoria, como reajuste do preço mínimo, renegociação de dívidas e a assimetria do Mercosul na questão do arroz. Ela deu prazo de 30 dias para analisar esses pontos apresentados na reunião.

Brasília

Após reunião com a frente formada pelos prefeitos das cidades gaúchas afetadas pelas enxurradas e maus tempos, o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou o repasse de R$ 4,5 milhões para os então 18 municípios que decretaram situação de emergência, dentre eles também está Manoel Viana. A verba será destinada para recuperação de estradas, visando melhorar o escoamento da produção agrícola.