Rio Ibicuí estabiliza após subir meio metro no fim de semana

Notícias

O sol finalmente deu as caras, e as chuvas e o tempo nublado e úmido deram lugar ao clima estável. Apesar disso, o nível do Rio Ibicuí conituou subindo durante o fim de semana. Conforme a Defesa Civil, do meio dia sexta-feira (18) até a noite de domingo (20), foi registrado uma crescente de 50cm do rio.

Manoel Viana hoje contabiliza as perdas e procura dar uma solução rápida aos problemas mais sérios, especialmente no que tange as ruas e estradas do interior – tendo em vista a necessidade para escoar o grãos e, até mesmo, acesso a áreas que estão isoladas. Nas lavouras as perdas já ultrapassaram os R$ 4,5 milhões conforme último levantamento da Emater-Manoel Viana, realizado na última sexta-feira.

Os moradores da cidade também sofrem, com a invasão das águas que causam riscos a saúde, além da perda material. De acordo com os últimos dados da Defesa Civil, atualmente, são 4 famílias desabrigadas e 19 desalojadas, num total de 60 pessoas atingidas.

A previsão é de que as chuvas deem uma trégua, e que o Rio que estabilizou comece a diminuir gradativamente. Conforme os principais canais meteorológicos, o tempo estável deve predominar pelos próximos dias, o que contribui para uma decrescente mais acelerada do nível das águas.