Prefeito recebe projeto de iluminação púbica a base de energia solar

Notícias Programas e Projetos

O chefe do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros recebe da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, através do Grupo de Pesquisa EIRE o pré-diagnóstico energético de onze edificações municipais, da iluminação pública da cidade e da iluminação de segurança da Ponte General Osório. O ato de entrega acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 09h na universidade.

Este trabalho de ensino aplicado e extensão universitária suscitou um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em Engenharia Elétrica e nos trabalhos de conclusão da disciplina complementar de graduação que embasou os conhecimentos de Eficiência Energética e Fontes Renováveis de Energia.

No projeto é proposta a troca de todo o sistema de iluminação interna com luminárias tubulares LED, e para a iluminação externa (pública, pátios e a Ponte) de luminárias LED pontuais.

O investimento em eficiência energética é de R$ 651.798,25 para uma Economia de Energia Anual de R$ 194.438,97º que resulta num Tempo de Retorno Atualizado 3,7 anos. Ou seja, o valor investido no projeto seria ressarcido, devido a economia proporcionada, num prazo inferior a quatro anos.

Foi avaliado o potencial de geração descentralizada, no caso fotovoltaica, que seria necessário para atender a carga de energia elétrica hoje demandada pela Prefeitura, que se situa em 600.000 kWh/ano. Seria necessário implantar uma Usina Solar Fotovoltaica de 448 kWp, que geraria anualmente 619.263,7 kWh, requerendo uma área mínima de 3.300m². O Investimento seria de R$ 1.700.897,49 com um Tempo de Retorno Atualizado 5,4 anos.

Em sendo implantada previamente a eficiência energética das instalações, somente com os serviços de iluminação, a potência necessária de geração se reduziria para 179 kWp. Com uma produção anual de 247.522,80 kWh, suficiente para suprir os novos requisitos energéticos. A Usina Solar passaria a requer 1.300m², com investimento de R$ 679.956,17, tempo de retorno de 5,4 anos.

No conjunto Eficiência Energética e Geração Distribuída seria necessário investir R$ 1.331.754,42 com um Tempo Atualizado de Retorno de 3,8 anos, Valor Presente Líquido em 20 anos de R$ 4.530.926,90 e Taxa Interna de Atratividade de 35,47%. A promoção das medidas de Eficiência Energética previamente, proporcionam uma redução de 21,7% nos investimentos em Geração Distribuída.