Novembro Azul: Mateada abre programação temática alusiva

Cultura, Lazer e Turismo Notícias Saúde

Na tarde desse domingo (11) uma mateada marcou o início das atividades alusivas ao Novembro Azul, no município. O evento contou com a presença do chefe do Executivo, assim como uma equipe da Saúde Municipal, com enfermeira, técnica em enfermagem além do dr Pablo Lluvieira, que falou brevemente sobre a temática do mês.

A tarde que ainda teve a presença de representantes do Legislativo Municipal, contou com a distribuição de erva-mate e água quente para a população, que pode aferir a pressão, e receber instruções médicas a respeito de exames preventivos ao câncer de próstata. Também, durante a mateada foram sorteados brindes do Banrisul, Gráfica Inovar e Sicredi, aos presentes.

O secretário Adriano Santiago abriu o evento com uma fala a respeito do câncer de próstata, enfatizando a necessidade de se combater o preconceito que existe entre o público masculino a respeito dos exames preventivos. Lembrando que um diagnóstico no cedo pode ajudar a salvar a vida do paciente.

Em seguida, o médico Pablo Lluviero também fez uma fala a respeito do câncer de próstata, ressaltando que é uma das doenças que mais causa óbitos entre os homens. O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 40/50 anos de idade. No Brasil, está por trás de 62 mil novos casos e 13 mil óbitos por ano.

Conforme ele, este câncer cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifesta-se através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata.

Em homens acima de 40 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. Sendo que, quando a doença é detectada em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%, conclui o médico.