Tarde de Campo socioassistencial no Assentamento Santa Maria do Ibicuí

Notícias Saúde

Na última quinta-feira (25) o Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social estiveram participando da Tarde de Campo Socioassistencial, desenvolvido pela Emater/Manoel Viana. As atividades foram realizadas no Assentamento Santa Maria do Ibicuí e contou com a presença de diversos produtores locais.

O objetivo da Tarde de Campo foi mostrar, através de quatro estações, os resultados das ações realizadas pela Emater e o Executivo nas comunidades do interior, visando à inclusão social e produtiva das famílias rurais e à defesa e garantia de seus direitos, através de uma ação planejada e continuada.

A primeira estação contou com os ministrantes Leandro Vezzosi – responsável pela Emater/Manoel Viana, e Paulo Falcão Fanfa – proprietário da residência onde aconteceu o evento, falaram aos produtores a respeito da Evolução Social e Econômica das Famílias. Durante a apresentação foi feita uma linha do tempo do Assentamento, desde a chegada das famílias, mostrando justamente a evolução social e econômica das famílias e comunidade como um todo. Ainda foi falado sobre a gestão das propriedades e sua importância para uma evolução positiva nesse quadro.

A segunda estação tratou sobre as Atividades do CRAS, onde foi exposto a comunidade sobre os programas sociais, as campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, além das oficinas que são ofertadas ao público com intuito de fomentar a renda, especialmente das famílias mais socialmente vulneráveis. A estação foi conduzida pela coordenadora do CRAS – Cristina Cunha, juntamente da Assistente Social – Cristiane Maroneze e da coordenadora das Políticas para as Mulheres – Larissa Fumaco.

Na terceira estação o tema foi as Agroindústrias que nestes últimos meses tem ganhado grande espaço no município, lembrando que no final do primeiro semestre deste ano entrou em atividade a primeira agroindústria do município, no Assentamento, e outras quatros já estão aprovadas e em fase de desenvolvimento na localidade, e uma quinta noutra comunidade. Também foi tratado a respeito do SIM – Sistema de Inspeção Municipal. As falas foram conduzidas pela secretária de Desenvolvimento Social, Luiza Meus, e pelo coordenador do SIM, Marlon Bolzan.

A estação 4 tratou foi apresentada pela Engenheira Agrônoma da EMATER/RS Andréia Furtado da Fontoura Maier e a Nutricionista da Prefeitura Fabiane Hickmann e tratou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Foi apresentado sobre como tem funcionado o programa no município, e que existe um grupo de agricultores familiares (maioria do assentamento), que comercializam alimentos para as escolas municipais e estaduais. Foi ressaltado que existe espaço para outros agricultores participarem do programa. A nutricionista enfatizou da excelente qualidade dos produtos que tem sido adquiridos e sobre o cardápio bem diversificado que se busca oferecer às crianças.