Cavalgada que conduz a chama crioula deve chegar ao município na sexta

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho, envolvendo todo estado numa homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha – que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845.

Para dar inícios as atividades alusivas, no último sábado (08) teve início a Cavalgada Regional de Santiago a Manoel Viana. No sábado os cavalarianos se reuniam a espera da chama crioula eu chegava o domingo (09). Estiveram reunidos cavalarianos representantes das entidades tradicionalistas de Manoel Viana, além do prendado e a peonada municipal e autoridades como o líder do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros.

Na parte da tarde, após o recebimento da chama crioula, os cavalarianos deram início a jornada que conduz o símbolo ao município, seguindo para a Sede do Lacerda –  a primeira parada. Na segunda-feira (10) o destino foi a Fazenda Santa Izabel, e na terça-feira (11) a Fazenda da senhora Paula Salbego.

Nesta quarta-feira (12) o destino é a fazenda do senhor Feliciano Dorneles, onde haverá a entrega dos certificados aos cavalarianos. Já na quinta-feira (13) o destino é a fazenda do senhor Otacílio Biscaíno, sendo que na sexta-feira (14) acontece a chegada da chama a cidade, configurando a abertura oficial da Semana Farroupilha 2018.

A Semana Farroupilha deste ano tem como tema o Tropeirismo, e traz como homenageados especiais do município os tradicionalistas Fabrício Moura, Tito Paulo Nascimento, Arizoli Pires de Oliveira e Altair Biscaíno (in memorian).