Nível do rio ultrapassa os 8 metros e Manoel Viana entra em situação de “Atenção”

Agropecuária e Meio Ambiente Informativos

Após uma semana de precipitações os efeitos provocados pelos altos índices de chuvas começam a aparecer. Na manhã desta terça-feira o nível do Rio Ibicuí já ultrapassou a marca dos 8,50m – tendo me vista que sua marca registrada no início do mês era de 2,60m, o rio demonstra um crescimento de quase 6m. Conforme a Defesa Civil, a previsão é de que o nível continue a subir tendo em vista ainda as previsões de chuvas para os próximos dias.

Com isso, o município entra em situação de “Atenção!” declarada após atingir a marca dos 8,5m. Segundo as informações da Defesa Civil do município, os próximo estágio seria a situação de “Alerta!”, quando se registra a marca dos 9,5m, e situação de “Emergência” quando se ultrapassa a cota de inundação, quando a marca ultrapassa os 10,5m.

Ainda, conforme a Defesa Civil, não foram registrados casos de desabrigados ou impactos na produção rural, tendo em vista que o momento é de preparação do solo, o que pode sofrer algum atraso, em virtude da cheia. Conforme o site do Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres, o município já registrou até o momento uma marca de 146,8mm, acumulado para o mês de julho – mês em que média histórica é de aproximadamente 110,4mm.