Município realiza o I Encontro dos Projetos Bombeiros Mirins de Alegrete e Manoel Viana

Educação Informativos Programas e Projetos

Na última semana o município foi espaço para a realização do “I Encontro dos Projetos Bombeiros Mirins de Alegrete e Manoel Viana”, através do 10° Batalhão de Bombeiros Militar – Pelotão Alegrete, em parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Viana. A programação se estendeu por todo dia de quinta-feira (1º), com atividades desenvolvidas na Praça Central, e Campo do DAER.

O dia foi aberto com uma cerimônia que contou com a participação de autoridades do Legislativo e Executivo, assim como representantes do comando da Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Durante as falas, fora reconhecido de maneira geral a importância do desenvolvimento do programa para o futuro dos jovens envolvidos, que não somente ajudará a moldar o caráter, como também poderá ser decisivo numa situação de emergência, em que seja exigido os conhecimentos adquiridos durante as orientações.

Durante o encontro, coordenado pelo sargento Adão Roberto Rodrigues – também responsável pelo andamento do Projeto, na parte da manhã os jovens bombeiros foram divididos de maneira integrada – Manoel Viana/Alegrete, para a participação de oficinas como a de Prevenção de Incêndio, de Primeiros Socorros, de Meio Ambiente, e de Segurança Pública. Em seguida foi servido almoço, e na parte da tarde foi realizado uma atividade esportiva no campo do DAER, com uma partida amistosa entre os projetos de ambas as cidades.

O Projeto Bombeiro Mirim é uma ação de educação preventiva desenvolvida pelo CBMRS, integrando o seu Planejamento Estratégico e com intuito de transmitir e difundir conhecimento e informações que possam melhorar a percepção dos riscos e a prevenção de incêndios e acidentes. A grade curricular do Projeto Bombeiro Mirim valoriza os temas relacionados a atividade do bombeiro, principalmente em relação a prevenção de incêndio e a preparação para agir em caso de emergências. Possibilita ainda a vivência com a disciplina própria da caserna, com rotinas que incentivam o trabalho em grupo, a superação de desafios, a higiene e a autoestima.