Cavalgada parte com Chama Crioula de Unistalda rumo a Manoel Viana

Cultura, Lazer e Turismo Informativos

Neste fim de semana se deu início a imersão absoluta do estado numa das épocas considerada como a mais importante para o povo gaúcho. A Semana Farroupilha, onde se exalta os feitos heroicos e aguerridos daqueles que lutaram pelos seus ideais e tradições e representa um orgulho para seu povo que não nega suas origens, e que carrega consigo nas cores da bandeira riograndense, numa pilcha, e/ou no chimarrão os resquícios dos costumes preservados pelos movimentos tradicionalistas e transmitidos de geração em geração.

O tradicionalismo é um estado de consciência, que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitar com o progresso, através do cultuar, vivenciar e preservar o patrimônio sociocultural do povo gaúcho. É a sociedade que defende, preserva, cultua e divulga a tradição gaúcha, que congrega defensores dos costumes, dos hábitos, da cultura, dos valores do gaúcho. A exemplo disso, tivemos no último domingo (08), a distribuição da Chama Crioula aos cavalarianos, representantes dos municípios da 10ª Região Tradicionalista.

A entrega aconteceu no município de Unistalda, junto a fazenda da Lagoa do Junco, reunindo tradicionalistas dos municípios formadores da RT – Cacequi, Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Manoel Viana, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Toropi e Unistalda.

Manoel Viana, que neste ano contar com Jair dos Santos Nunes, Mario de Deus, e Augusto Gomes como coordenadores dos chameiros regionais, esteve representado pelos chameiros estaduais de Manoel Viana, Otacílio Biscuby Biscaíno, Carla Eliza Bairro Bitencourt e Mario Alexandrino, os quais estiveram presentes em Tenente Portela para a distribuição da Chama.

São 38 cavalarianos vianenses que estiveram reunidos no domingo para a distribuição da chama, ao lado do prefeito Jorge Gustavo Medeiros, e de uma comitiva formada pelo diretor do Departamento de Cultura e Turismo – Paulo Puglieiro, coordenadora do CMT – Daniele Branchi Cáceres, do 1° Guri Municipal – Douglas Costa, do 3° Guri – Jader Marques, da 1ª Prenda Mirim – Tarytsa Almeida, e do patrão do CTG Sentinela das Missões – Paulo Ricardo Saldanha Pereira, além do secretário de Obras – Eloir Elói Schroer.

No percurso da cavalgada que teve início no domingo, os chameiros passaram e fizeram pousada por localidades como o Itú Mirin, Vila Putiã – onde nesta terça-feira (10) acontece a entrega dos certificados aos cavalarianos que participam do percurso, seguindo pela Fazenda Santa Cecília (Barragem do Itú) – na quarta, Pecuária Quatro M. – na quinta, e na Associação do Rincão dos Saldanhas, na sexta-feira. Os chameiros deverão passar ao todo por cinco municípios até a sua chegada, que está prevista para as 9h de sábado (14), na Praça Central de Manoel Viana.