Chameiros vianenses são reconhecidos por manterem viva uma das maiores tradições gaúchas

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

Reforçando o nativismo do povo gaúcho que se orgulha de suas tradições, a noite de terça-feira (10) foi para reconhecer alguns dos nomes que estiveram e continuam numa jornada para manter viva uma herança passada por diversas gerações, a Cavalgada da Chama Crioula.

O historiador Rogério Bastos explica que a origem da chama está numa centelha retirada do fogo simbólico da Pátria, em 1947, pelo “grupo dos oito”, que fundou o 35 CTG, o primeiro do estado. “A chama que ardeu em um candeeiro de 7 à 20 de setembro daquele ano, simbolizando um amor à terra que eles resgatavam naquele momento e se perpetuava pelo tempo”.

Neste ano, a geração e distribuição da chama crioula se deu no município de Tenente Portela, e desde o dia 17 de agosto ela tem recorrido diversos pagos, até chegar as regiões tradicionalistas, onde foram distribuídas aos municípios de abrangência. No último domingo (08), em Unistalda, a chama foi entregue aos cavalarianos da 10ª Região, a qual Manoel Viana está integrado.

Nesta jornada de condução da chama, no lombo de um cavalo, os cavalarianos desenvolvem o papel essencial, pois guardam o símbolo de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que orgulham aos gaúchos, de reflexão sobre a sociedade vigente e a qual se almeja ser. Em reconhecimento a eles, que nessa terça-feira foi realizada a entrega dos certificados aos envolvidos nesta jornada.

Neste ano, a comitiva vianense foi a maior da 10ª Região, e uma das maiores dos últimos tempos da história do município. Ao todo foram entregues 61 certificados, durante um ato que reuniu diversas representatividades do tradicionalismo vianense, e do Executivo Municipal, que esteve representado pelo secretário de Obras, Eloir Elói Schroer – tendo em vista que o prefeito municipal cumpre agenda na capital gaúcha.

Alguns nomes foram destacados durante a cerimônia, como a dos coordenadores dos chameiros regionais – Jair dos Santos Nunes, Mario de Deus, e Augusto Gomes, e dos chameiros estaduais de Manoel Viana, Otacílio Biscuby Biscaíno, Mario Alexandrino e Carla Lidiane Marques de Bitencourt, esta uma das três únicas mulheres da região que acompanharam todo o trajeto da chama desde sua origem – em Tenente Portela, percorrendo mais de 300km.

A chegada da chama ao município acontece no próximo sábado, a partir das 9h da manhã, na Praça Central, de onde acontecerá a distribuição às entidades tradicionalistas de Manoel Viana, dando por aberta as festividades da Semana Farroupilha 2019.