Etnia alemã dá início ao I Festival Gastronômico de Manoel Viana

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

O primeiro dos quatro eventos que integram o calendário do Festival Gastronômico de Manoel Viana aconteceu nesse domingo (10), valorizando e destacando a culinária e os costumes da etnia alemã em almoço que reuniu descendentes e comunidade em geral, além de representantes das autoridades locais.

O prefeito Gustavo Medeiros, durante a abertura oficial do Festival, destacou a importância da realização do festival que além de integrar a comunidade, reaviva tradições e as coloca em contato com as novas gerações para que não se percam no tempo, continuando, assim, a moldar o caráter e orientar a comunidade proveniente de tais costumes.

Organizado pela parceria entre o Executivo Municipal e a IECLB – Igreja Evangélica Confissão Luterana, o evento foi integrado às atividades da já tradicional Festa da Colheita. O almoço típico alemão aconteceu na sede da Terceira Idade Amigos para Sempre, e contou com um cardápio com pratos tradicionais a cultura como sopa, saladas diversas, bolinho de carne típico, linguiça, churrasco, arroz, cucas e, claro, o famoso chopp. Após o almoço o público também pode apreciar uma reunião dançante animada pelo Musical Estrela, de Agudo.

Africano, gaúchos e italianos

O segundo evento será realizado no dia 30 de junho, com o jantar típico africano, organizado pelo Piquete Alma Nova, que deve divulgar a programação no decorrer dos próximos dias.

Em seguida será a vez da etnia gaúcha, que fica a cargo do CTG Sentinela das Missões. O evento será realizado no dia 28 de julho, na sede social, com jantar baile e cardápio com arroz carreteiro, ensopado de mandioca, puchero, variedades de salada, sobremesas, ambrosia dentre outas. A atração do baile será o grupo Canção Nativa.

Por fim, o festival trará a culinária e um pouco da cultura italiana, com jantar organizado pelo GG Tropilha Gaviona. O evento acontece no dia 25 de agosto, e traz no cardápio pratos como fortaia, polenta, massas, nhoque, risotos, galetos e saladas diversas, além de sobremesas como pudim, sagu, tortas de bolacha, cucas e ambrosia, e muito vinho. A atração do jantar ainda não foi divulgada.