Nutricionista desenvolve teste de aceitabilidade na merenda municipal

Educação Notícias Saúde

Uma das maiores preocupações da atual gestão, desde o seu início, tem sido as escolas do município, nas diversas áreas abrangentes. Seja na qualificação de professores, manutenção e melhoria dos espaços físicos das escolas, material didático, práticas esportivas, desenvolvimento cultural, e também a merenda escolar – este, considerado pela Administração, um dos grandes fatores inerentes a qualidade de aprendizado das crianças.

O prefeito Gustavo Medeiros destaca a importância do emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.

Nesses cuidados, a nutricionista Clara Dutra vem desenvolvendo um trabalho que visa medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos alunos das escolas municipais, através do Teste de Aceitabilidade. Conforme ela, a aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados.

O teste de aceitabilidade está sendo desenvolvido nas escolas do município sob a coordenação de Clara, que esteve na última semana aplicando o teste com os alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualini, na qual os alunos degustaram durante uma torta de sardinha produzida com ingredientes que fornecem os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das crianças. Durante a avaliação, a nutricionista conversava com os pequenos para saber o que estavam achando do novo lanche. Para ela, uma alimentação aceita e saudável favorece a adesão na escola, melhora o desenvolvimento do estudante em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares.

O trabalho da nutricionista visa desenvolver nas crianças a atenção para o que estão comendo e para a importância de incluírem alimentos saudáveis em suas refeições, conscientizar as merendeiras sobre as qualidades nutritivas e de higiene dos alimentos que preparam, contar com a orientação de nutricionistas, engajar a família no processo, utilizar produtos que provêm da agricultura familiar de cada região – esse é o cenário ideal para se oferecer uma alimentação escolar saudável e de qualidade.