PROERD entrega diplomas a alunos das escolas de Manoel Viana

Educação

O Programa de Resistencia as Drogas e a Violência – PROERD formou mais quatro turmas de alunos no dia 20 de dezembro, durante cerimônia realizada no Salão Paroquial. Crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, Alberto Pasqualini, Érico Veríssimo, Henrique Dias e Estadual Salgado Filho, sendo que as formaturas dos alunos das Escolas Estaduais Manoel Viana e Paulo Freire acontecerão em data futura nas dependências das instituições. Ao todo o programa formou 60 alunos em Dezembro de 2019, restando ainda 31, com data para cerimônia ainda a ser definida.

O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Manoel Viana. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, preparando os jovens para perceber e resistir às pressões e influências que os levam a esses problemas. O PROERD foi implantado no município no ano de 2008, com a última formatura no ano de 2012. Após um longo período, o Programa teve suas atividades retomadas em 2019, abrangendo alunos do 5º ano em toda rede escolar.

Durante a cerimônia, foram entregues premiações para os alunos destaques do programa, de cada escola que participou do programa durante o ano de 2019. Cada aluno participante também recebeu um diploma. Com a participação do prefeito Gustavo Medeiros, representantes do Executivo Municipal e das escolas da cidade, além de membros da Polícia Militar e Civil, autoridades municipais, pais e padrinhos dos formandos o evento se deu no Salão Paroquial.

O prefeito Gustavo Medeiros também se manifestou alertando sobre os perigos das drogas, enfatizando o mal terrível que pode destruir a vida da pessoa que se envolve com elas e das suas famílias. O líder do Executivo também destacou o grande papel da Brigada Militar no desenvolvimento desse importantíssimo programa, além de parabenizar as crianças pela formatura, orientando para que elas continuem com o aprendizado que tiveram no curso.

A solenidade é a conclusão dos passos e ensinamentos repassados pelos instrutores Proerd, que tem como responsável em Manoel Viana o instrutor e comandante da Brigada Militar de Manoel Viana, tenente Sérgio Henrique Rossli Rocha, ao lado do sargento Fenski. Em sua fala, ele agradeceu os parceiros e todos envolvidos no projeto do Proerd, destacando as palavras do juramento e a importância de se levar em mente no futuro. Juramento o qual foi repetido pelos alunos, pelo qual se comprometem de ficarem longe das drogas e da violência.