Alunos das Escolas da rede municipal voltam às aulas nesta semana

Educação

Nessa quarta-feira (19) teve início oficial o ano letivo para alguns alunos da rede municipal de ensino. As aulas foram retomadas na Escola Municipal Alberto Pasqualini e EMEI Maria Veni Lottermann, sendo que nesta quinta-feira (20), devem regressar aos estudos os alunos das Escolas Municipais Henrique Dias – da Barragem, e da Érico Veríssimo – no Lageado.

Conforme a secretária de Educação, Ana Margaret Migotto, a diferença do calendário se deu devido ao novo cronograma de atividades proposto pelas escolas, que agora iniciam o ano com a reunião de pais, onde são passadas as orientações a respeito de avaliações, cargas horárias dentre outros detalhes relacionados ao ano letivo.

A chefe da Pasta também explicou a respeito do transporte escolar, que para algumas localidades deverão ser retomados somente a partir do dia 27 de fevereiro. Conforme ela, devido às paralizações das escolas estaduais, o transporte teve de continuar até meados de janeiro, quando se estendiam as aulas, logo, se tornou inviável todo o processo de fiscalização e manutenção dos transportes, dentro do intervalo entre o recesso e o retorno da rede municipal.

Ela salienta ainda que o atraso não deverá afetar aos alunos, tendo em vista que as aulas já estão retornando no meio da semana, véspera de carnaval, ou seja, serão perdidos de 2 a 3 dias de aulas, período que é utilizado para adaptação e orientação dos alunos, desta forma sem ocorrer a perda de conteúdos essenciais ao desenvolvimento educacional e/ou avaliativo.

O regresso dos alunos da educação infantil que frequentam a Escola Paulo Freire deve ocorrer somente em março, a partir do dia, juntamente com o início do ano letivo da rede do estado, conclui Ana Margaret.