Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, realiza mutirão de coleta de resíduos acumuladores de água

CISCEPA-MVi Informativos

Com objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti e participar da campanha nacional contra a Dengue, Zika e Chikungunya, A Prefeitura de Manoel Viana através do Comitê Intersetorial de Combate e Prevenção ao Aedes Aegypti (CISCEPA-MVi) promove na próxima quarta-feira, dia 04 de março, o dia D de combate ao mosquito Aedes, com ações que incluem mutirão e mobilização para conscientizar a população sobre os perigos e prejuízos causados pelo mosquito.

Além das várias ações já realizadas, com o objetivo de conscientizar todos os munícipes em relação às consequências das doenças transmitidas pelo mosquito, também, em parceria com a Secretaria de Obras, uma equipe estará recolhendo no município todo material passível de acúmulo de água e suscetível a se tornar foco que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

A ação terá início na manhã do dia 04, podendo se estender conforme a necessidade de coleta em toda a extensão territorial do município. Serão recolhidos apenas materiais que estiverem devidamente separados nas três categorias de resíduos, tido como alvo de criadouro do mosquito, sendo resíduos eletrônicos, pneus, e sucatas (de ferro e alumínio, com exceção de baterias em geral, latas de tinta automotiva, óleo e tiner, assim como também não se enquadram geladeiras inteiras e sucatas de veículos inteiros) – cada um de forma isolada.

O comitê e demais representantes do Executivo participaram de reunião com o líder do Executivo – Gustavo Medeiros, com intuito de definir cronogramas e atividades voltadas ao Dia D. O prefeito fez questão de destacar que durante o mutirão aquelas residências que tiverem alocados os seus resíduos que não forem de forma separada nas devidas categorias, não deverão ter o material recolhido, podendo ainda receber notificação da Vigilância Sanitária.

Também, se estabeleceu durante a reunião, de forma enfática, que resíduos como materiais de construção e galhos não serão recolhidos, e não deverão estar descartados junto aos demais descartes. Os moradores deverão deixar previamente separados, na frente das residências, todo o material que se enquadrar nas categorias, para a coleta e devidos encaminhamentos.