PCH da Barragem do Itú: Reunião prevê início de obras dentro das próximas semanas

Informativos Programas e Projetos

Desde a sua entrada na atual gestão o Governo Municipal tem trabalhado em diversas frentes para conseguir, finalmente, concluir um dos maiores projetos de Manoel Viana e região, que trata da implantação definitiva da PCH – Pequena Central Hidrelétrica da Barragem do Itú. Nesta segunda-feira (16) o prefeito Gustavo Medeiros esteve reunido com a empresa concessionária e investidores do projeto para a realização de uma visita técnica à área onde será estabelecida a usina.

Após a primeira reunião realizada em março de 2018, quando o líder do Executivo Vianense, representantes da comunidade local, assim como da empresa Engservice – responsável pelo projeto – acertaram os detalhes e passo a passo as ações que envolveriam o processo de implantação da usina. Tais como a realocação dos moradores que serão atingidos pelas águas, processo que já está em fase de desenvolvimento, devendo em breve ser repassado para os moradores da área comprometida.

Ainda em 2018, os municípios – Maçambará, Manoel Viana e São Francisco de Assis, aprovaram o projeto que autoriza a cessão para multiuso da empresa para exploração de todo o potencial do paramento da Barragem do Itu. Também foi assinado termo de convênio que regula a destinação e distribuição de valores a serem arrecadados, entre os municípios. O termo evidencia que o valor a ser auferido com a cessão do paramento será de 3% sobre o faturamento líquido da empresa cessionária, o qual será rateado entre os municípios, conferindo 1,5% a Manoel Viana, 1% a São Francisco de Assis e 0,5% a Maçambará.

Nos meses que se passaram a reunião com representatividades regional e de esfera federal, foram realizadas com intuito de dar celeridade ao andamento dos processos que por natureza são demorados, tendo em vista o projeto que envolve não só benefícios econômicos, mas que geram impactos em diversas áreas, tal como no ambiente inserido. Logo, tramites como Licenciamento Ambiental e a liberação pela Fepan – Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS, seriam necessários para dar continuidade ao projeto, os quais esbarravam sempre nos entraves burocráticos, assim como sofriam com a morosidade de algumas áreas.

Agora, após uma longa espera, finalmente o primeiro aceno com a perspectiva de quem em breve a empresa engservice de início aos trabalhos, encaminhando já nas próximas semanas os maquinários necessários para a tão esperada retomada e conclusão da PCH da Barragem do Itú, garante o gerente administrativo da empresa, Claudio Burtet.

Conforme o prefeito Gustavo Medeiros, a implantação da pequena hidrelétrica trará, desde as suas obras iniciais até a conclusão, trará impactos positivos inclusive para a cadeia produtiva, aumentando a geração de renda, expandindo as oportunidades de emprego e gerando condição para evitar a evasão das famílias do campo. Nos próximos dias, uma nova reunião deverá ser realizada com os moradores das áreas que serão desapropriadas em virtude do crescimento das águas, para que sejam realocadas, como acertado previamente, revela o líder do Executivo.