Secretaria de Saúde faz aquisição de uma ambulância de grande porte

Saúde

Um dos principais destaques das ações realizadas pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Manoel Viana tem sido a renovação da frota, possibilitando maior conforto para pacientes e segurança para os profissionais e usuários. A última aquisição que deve estar chegando nos próximos dias foi de uma ambulância de grande porte, orçada em R$ 175 mil – com recursos próprios da Pasta.

Conforme o chefe da Pasta, Adriano Santiago, até o momento a Secretaria já adquiriu dois veículos Spins, dois Gols, duas Ambulâncias pequenas, uma Van com acesso para cadeirantes e um Fiat Mobi – para o Conselho Tutelar.  A mais nova aquisição, a ambulância Mercedes-Benz sprinter 416 CDI furgão, adaptado para ambulância de grande capacidade.

Obras e melhorias da Saúde e Assistência Social

Apesar de uma situação delicada em virtude da pandemia do Coronvirus, a Pasta tem feito grandes investimentos como é o caso da reforma e ampliação do ESF II e do CRAS, o qual contará com uma sala de oficina e espaço de fortalecimento de vínculos sociais, além de uma piscina térmica que irá dispor de tratamento multiprofissional na reabilitação e tratamento de usuários de saúde em geral e os integrantes do CIANE. Dispondo de tratamento fisioterapêutico, psicológico e psiquiátrico de forma integrada.

Qualificação de trabalho e atendimentos

A Pasta também tem investido na parte técnica da Saúde e Assistência Social, possibilitando treinamentos dos profissionais sobre o uso adequado dos EPI’s, assim como a compra de equipamentos para o Ambulatório Municipal, com a condição do profissional médico e equipe de saúde disporem de um atendimento de urgência e emergência na Atenção Básica mais qualificada (bomba de infusão, monitor cardíaco).

O município também passou a contar com médicos residentes no município das duas UBS de Estratégia de Família (ESF I e ESF II), com qualificação técnica e atuação multiprofissional, viabilizando a troca de conhecimentos e ações integrados entre estes profissionais.

A Secretaria também realizou um processo de informatização com as Unidades de Saúde (UBS) tendo sido equipados com computadores novos e impressoras, além da inserção do sistema de integração entre as UBS e a farmácia municipal conexão com os sistemas do Ministério da Saúde (MS) e SUS. Por fim, a contratação do serviço de telemedicina, com condição de laudos de exames respondidos entre 10 minutos e 24 horas. Dispondo de uma qualidade de diagnostico em nossas unidades.

Ações na Covid-19

Neste ano a Secretaria de Saúde e Assistência Social do município ainda teve de aprender a trabalhar com a situação caótica da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O chefe da Pasta informou que foram feitos aquisições de EPI’s para a Pasta e estabelecimentos públicos municipais. Assim como, também, foram feitas compras de testes PCR (swab) possibilitando uma testagem com alto grau de confiabilidade e melhor assistindo aos munícipes.

Adriano ainda ressalta que fora feito uma contribuição com a aquisição de um respirador – orçado em R$ 40 mil, para Santa Casa de Caridade de Alegrete, assim como um aporte financeiro de R$ 16,4 mil, para o funcionamento do Hospital de Campanha. Também, foram realizados investimentos com a compra de reagentes para testagem SWAB pela Unipampa de São Gabriel, no valor de R$ 16 mil

Por fim, o secretário ainda destaca que através da Assistência Social foram feitas aquisições de de cestas básicas e EPI’s, os quais foram utilizados pelos usuários dos serviços da Assistência, assim como pelos servidores da Secretaria.