Agricultura Familiar e população carente são contempladas com PAA

Agropecuária e Meio Ambiente Saúde

Nesta semana o Governo Municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Secretaria de Assistência Social, realizaram mais uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, beneficiando inúmeras famílias do interior e da cidade. Conforme explica a secretaria de Agropecuária Luiza Meus, o programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e que são atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

“Através do PAA, diversos públicos são beneficiados em nossa cidade. O primeiro são os produtores, isto é, os agricultores familiares que fazem a venda. O segundo são as pessoas que irão consumir esses produtos. Na compra com doação simultânea, esse público consumidor são populações em situação de risco alimentar, atendidas pela rede de proteção social”, explica a chefe da Pasta.

Conforme ela, em virtude da pandemia, muitos agricultores e agricultoras ficaram, de uma hora para outra, sem canais de venda da sua produção. E com as medidas necessárias de isolamento social, muitas famílias passaram a enfrentar o risco de passar fome ou se alimentar muito mal. Hoje o município consegue prover alimentação saudável e de qualidade a um total de 40 a 60 famílias, as quais são selecionadas por meio de critérios estabelecidos pelo programa.

Na terça-feira (12) o vice Careca Busnello esteve acompanhando a entrega dos alimentos a algumas famílias. A chefe da Pasta, Luiza também explicou que os alimentos são entregues as famílias inicialmente cadastradas no Bolsa Famílias, e em seguida aquelas com o CadÚnico, selecionadas pela Assistência Social.

Após a entrega dos alimentos, é realizada uma prestação de contas criteriosa à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural/ Programa de Aquisição de alimentos, onde é encaminhado a relação do público beneficiado, com a assinatura e fotos, e também a relação dos produtores e os produtos com a devida quantidade dos produtos recebidos. Após a aprovação da prestação de contas os produtores recebem pelos produtos entregues, explica Luiza Meus.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: