Esclarecimento sobre a Biblioteca Municipal de Manoel Viana

Cultura, Lazer e Turismo Educação Notícias

Na última quarta-feira (08), recebemos através das redes sociais a manifestação de uma jovem vianense com relação a nossa Biblioteca Municipal. Desta forma, viemos por meio deste esclarecimento repassar algumas informações referentes ao manifesto da jovem estudante.

Primeiramente, agrademos ao manifesto e preocupação da jovem com um espaço tão importante e dedicado a atender toda a comunidade vianense.  Todas as suas colocações são pertinentes e já de conhecimento da secretaria responsável.

Infelizmente, a preocupação relatada pela jovem não foi a primeira a chegar à Secretaria de Educação, Turismo Cultura e Desporto, outras manifestações e cobranças já foram repassadas. Em outra ocasião, a Secretária de Educação Ana Margaret Migotto relatou a sua preocupação com a função social e cultural que o espaço demanda.

Segundo a Secretária, o espaço tem projetos para torná-lo vivo e prazeroso para quem o frequenta, porém, algumas limitações impedem mudanças imediatas. Informa ainda que a informatização da Biblioteca ocorreu no ano de 2020 e já está em fase de cadastramento do acervo.

Desta forma, fica sob a responsabilidade do servidor responsável realizar o processo de cadastramento do acervo e proporcionar a organização do espaço de forma adequada.

Em contato com o Diretor de Turismo e Cultura do município Clandio Irion, ele informou que a Biblioteca vai começar a ser reformada e reorganizada ainda neste mês de abril, pois as preocupações relatadas já haviam sido identificadas.

Segundo ele, serão tomadas iniciativas para embelezar e valorizar o espaço da Biblioteca Municipal, onde, na semana passada foi feita a colocação da placa de identificação e já está prevista a reforma do prédio e posteriormente a restauração do espaço interno.

Da mesma forma que a Secretária de Educação, o Diretor relata a existência do sistema de informatização da Biblioteca e a necessidade de que seja agilizado e finalizado o processo de cadastramento do acervo para que os leitores possam utilizar o sistema que facilitará o acesso ao acervo.

Informamos ainda, que se alguém desejar contribuir com a doação de livros de literatura, sintam-se à vontade, assim como, sugerir títulos de obras para aquisição de novos livros que sejam anseios da comunidade.

A taxa de pagamento que anteriormente era cobrada, hoje não existe mais a necessidade de pagamento para utilização do acervo da Biblioteca Pública Municipal Tyrteu da Rocha Vianna.