VII Conferência Municipal de Saúde de Manoel Viana

Notícias Saúde

Com o tema “Amanhã vai ser outro dia: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, aconteceu nesta terça-feira (28) a VII Conferência Municipal de Saúde de Manoel Viana. O evento aconteceu das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, no Centro de Cultura.

A programação teve início com a palestra “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” ministrada pela Nutricionista, Mestre em Bioquímica e doutoranda em Genética e Biologia Molecular, Samara Marques dos Marques. Logo após a Fisioterapeuta Paula Quilião, Mestre em Saúde Pública e Coordenadora Regional da Atenção Básica de Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalho na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, ministrou a palestra “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”.

Na parte da tarde a programação teve início com a palestra “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes” ministrada pelo Advogado, Vereador e Procurador Jurídico de Manoel Viana, Mestre em Direitos Humanos, Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Pós Doutorando em Educação nas Ciências, João Monteiro. E por fim a palestra “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” ministrada pela Enfermeira e Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutora em Ciências Laís Mara Caetano da Silva Corcini.

Em sua 7ª edição a Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Importante destacar que a Conferência Municipal foi aberta para a participação da comunidade, sendo de extrema importância a sua contribuição.