2° Edição do FIAT – Encontro de Invernadas

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

O Festival vianense   conhecido com Festival Ibicuí da Arte e Tradição – FIAT – Encontro de Invernadas, 2ª edição, realizado no dia 29.10.2017, manhã e tarde, no CTG Sentinela das Missões foi aberto com as manifestações de Ana Margaret Oliveira Migotto Secretária Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Desporto, de Paulo Pugliero Diretor de Turismo e Cultura e pelo Paulo Ricardo Saldanha Pereira Patrão do CTG Sentinela das Missões. Sucessivamente, mediante sorteio(não na ordem abaixo) prévio das apresentações apresentaram-se as Invernadas de Manoel Viana, Santiago, Cacequi, Alegrete, Tupanciretã e Itaqui.

Todos os bailarinos receberam Certificado do evento e uma recordação artística desenhada e construída pelo artesão vianense Gregue Garcia. Foram 10 Invernadas a ganhar aplauso do excelente público presente: Invernadas mirim Sentinelas do Minuano do CTG Sentinela das Missões de Manoel Viana; infanto juvenil Sentinelas do Minuano do CTG Sentinela das Missões de Manoel Viana; juvenil Sentinelas do Minuano do CTG Sentinela das Missões de Manoel Viana; adulta Sentinelas do Minuano do CTG Sentinela das Missões de Manoel Viana; e veterana Sentinelas do Minuano do CTG Sentinela das Missões de Manoel Viana; Invernada Sonho de Pia Santiago, Invernada adulta CTG Pedro Brol Sobrinho de Cacequi,  DC Tempo Guri  Escola Gaspar Martins de Alegrete,  Entidade Nativista Tacuarembó de Tupanciretã e Grupo de arte, dança e folclore Desperta Rio Grande de Itaqui.

A Coordenação do 2º FIAT foi de Francisco Junior, Sinara Renz e Fidelcina Lançanova Bitencourt. Assim se manifesta a Coordenadora Fidelcina: “Queremos deixar aqui o registro do nosso agradecimento a todos os que de uma maneira ou de outra fizeram acontecer o nosso 2º FIAT – Festival Ibicuí de Arte e Tradição. Nosso muito obrigada a nossa casa, o CTG Sentinela das Missões que procura sempre ” Manter acesa a chama da Tradição “, a Prefeitura Municipal que nos apoiou , ao nosso instrutor Chico Junior que sempre entende, colabora e participa da realização de nossos sonhos, aos nossos colaboradores , ao nosso amigo Paulo Pugliero  pelos registros, ao nosso dançarino Gregue Garcia pela confecção dos mimos que cada grupo levou , aos familiares dos nossos dançarinos pela grande parceria e a todos os amigos visitantes(Itaqui , Santiago , Alegrete , Cacequi e Tupanciretã) que não mediram esforços e distancia para se fazer presentes.

Um agradecimento especial aos Seu Paulo de Santiago que muito nos incentivou e orientou nesta primeira experiência como organizadores do Encontro de Invernadas.Ficamos encantados com as lindas apresentações que tivemos durante o dia de ontem que,com certeza, valorizaram e difundiram a cultura gaúcha entre os que ali se encontravam e Deus nos permita que no próximo ano possamos realizar um encontro maior pois não podemos negligenciar deixando nossas tradições serem esquecidas.

Informações e Créditos ao Diretor de Turismo e Cultura Paulo Pugliero