Prefeito recebe recurso para melhoramento de estradas

Notícias Programas e Projetos

O líder do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros viaja na próxima quinta-feira (07) a capital gaúcha para a assinatura de contrato junto a Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação do Estado para recebimento de recurso provindo da Consulta Popular 2016/2017.

O recurso, no valor de R$ 123 mil, tem como fim o melhoramento de estradas vicinais e a construção de pontilhão em estrada de acesso ao Assentamento Santa Maria do Ibicuí. Pontilhão esse que facilitará o acesso de toda a comunidade do Piraju e Assentamento Santa Maria do Ibicuí a área urbana do município.

O Executivo destaca a importância dessas melhorias, tendo em vista que a estrada onde será realizada a obra, o Corredor São José, é o único acesso à sede do município.

Na região é comum acontecerem precipitações de 50mm a 100mm em poucas horas, dessa forma a enxurrada acaba trancando o acesso dos moradores, que ficam ilhados, sem condições de deslocamento, caso estejam na cidade não podem retornar às suas casas e vice-e-versa.

Outro problema encontrado durante as fortes chuvas e enchentes, é que a Escola Estadual Paulo Freire acaba ficando muitos dias sem aula, pois os professores e funcionários da escola moram na área urbana, logo, devido a inviabilidade de acesso ao local os alunos acabam ficando à espera do escoamento das águas.

O Assentamento, constituído por 224 famílias de Assentados da Reforma agrária, também possui um grande número de agricultores que precisam da estrada para escoar a safra e, além do problema da estrada atacada pela água, ainda precisam esperar que enxugue um pouco do barro formado, pois causa muito atolamento de caminhões, acarretando em mais um problema para o município – a reforma da estrada após uma grande chuva.

Com o recebimento do recurso, deve ser aberto o Processo Licitatório para, então, ser dado início as obras, cujo projeto já foi desenvolvido, segundo informações da Assessoria do Departamento de Projetos.