Executivo Municipal realiza entrega de Patrulha Mecanizada

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

A produção agrícola no Brasil é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país. E isso se reflete de maneira ainda maior no nosso município, onde o cultivo agrícola é a base principal da economia vianense. E objetivando auxiliar no preparo do solo ale de outras práticas de cultivo no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, o Executivo Municipal realizou a entrega de uma Patrulha Mecanizada.

Composta por um (01) Trator marca Massey Ferguson, e uma (01) Carreta de Madeira Basculante – com capacidade de 05 toneladas, a Patrulha Mecanizada auxiliará no preparo do solo e outros trabalhos que envolvam a produção de culturas da comunidade beneficiada.

Na semana passada foi assinado o Termo de Cooperação entre Executivo Municipal e a Cooperativa Regional da Reforma Agrária (Coopeara), que oficializa a entrega dos maquinários. Conforme o termo de cessão de uso, compete ao município acompanhar e orientar a execução dos trabalhos, verificando a correta utilização das máquinas e equipamentos e avaliando periodicamente os resultados, além de realizar vistoria nas máquinas e equipamentos atestando que ao final do Termo as máquinas e equipamentos encontram-se nas mesmas condições em que foram entregues.

À Coopeara fica a responsabilidade de arcar com os custos de manutenção preventiva e corretiva (observando as ações e periodicidade recomendadas pelos fabricantes) e operação das máquinas e equipamentos necessários para a execução dos serviços, tais como, eventuais consertos, lubrificantes, filtros, pneus, combustíveis, bem como os materiais para recuperação das estradas como saibro, bueiros e demais itens necessários para execução das atividades previstas no termo de cooperação.

Conforme o termo, ainda, a Coopeara deverá prestar contas relativas às suas obrigações estabelecidas em até 60 dias após o término da vigência do Termo de Cooperação, sendo que a falta de Prestação de Contas acarretará impossibilidade de acesso a Programa de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural pela Cooperativa.

A aquisição dos maquinários se deu através de recurso federal, proveniente de Emenda Parlamentar destinada pelo deputado federal – Dionilso Marcon, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A patrulha está orçada em R$ 161.037,00.