Volta às aulas, com musicalidade e acolhimento diferenciado

Educação Notícias

Ontem (26) teve início o ano letivo 2018 para as instituições da rede de ensino municipal de Manoel Viana, do interior e da área urbana. Conforme a diretora de Ensino, Vanessa Caldas, num primeiro levantamento preliminar já se observa um aumento no número de alunos matriculados em relação ao ano passado, apesar de não haver um número concreto tendo em vista o período de adaptação, confirmação de matrículas, rematrículas e transferências. Espera-se que até a primeira quinzena de março seja lançado os dados corretos.

Como proposta do Departamento de Ensino do município, os alunos foram recebidos e acolhidos de forma diferenciada, com maior proximidade e clima mais descontraído, num ambiente que ofereceu inclusive apresentações musicais na abertura do ano letivo 2018.

Transportes

O preparativo para a volta às aula tiveram início ainda com o final do ano letivo em 2017, para a área do transporte escolar, com a realização de manutenções e revisões dos veículos, obedecendo os devidos parâmetros para voltar às atividades em 2018.

Na sexta-feira (23), após dois meses de trabalho e avaliações, o diretor do Departamento de Transportes, Francisco Oliveira realizou a entrega de equipamentos de segurança aos motoristas durante reunião que contou com a participação da secretária de Educação, Ana Margaret, o prefeito Gustavo Medeiros, e representantes do Executivo.

O município hoje conta com uma frota de 12 veículos escolares, sendo 4 Kombi, 3 microônibus e 5 ônibus, que realizam o transporte de aproximadamente 400 alunos, atendendo as escolas do Lajeado, Barragem do Itú, Assentamento Santa Maria do Ibicuí e as escolas da área urbana.

Jornada Pedagógica

Na quinta e sexta-feira da semana passada o quadro de corpo docente do município também realizou uma série de atividades com foco no retorno as aulas, tendo em sua agenda a realização de reuniões entre diretores, e com a participação de professores e demais funcionários das escolas.

Ainda durante a jornada pedagógica, na quinta-feira (22), foi realizada palestra ministrada por Roselei Luiz Angst, que tratou de assuntos como motivação, entusiasmo e amor pela profissão. A palestra foi realizada com o apoio do Sicredi, através do programa União Faz a vida.

Professores

As aulas tiveram início, e apesar de um quadro conciso dentro das medidas necessárias para atender com qualidade a todos os alunos, apenas uma turma está temporariamente sem aulas, devido a falta de professor.

Conforme a diretora de Ensino da Secretária de Educação, Vanessa Caldas, já está sendo trabalhado para a solução desse problema, sendo que já foi lançado editais convocando as candidatas aprovadas no último processo seletivo para professores, de educação infantil e/ou séries iniciais, para se apresentarem junto ao Setor de Recursos Humanos, da Prefeitura Municipal. Hoje foi publicado o edital nº 02/2018 convocando novas professoras para contratação, que deverão comparecer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2018.