Biblioteca Municipal

Chama-se Tyrteu da Rocha Vianna a Biblioteca Municipal de Manoel Viana denominação a partir da Lei municipal 337/1997. “Tyrteu da Rocha Vianna (São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, 28 de novembro de 1898 – Alegrete, 21 de setembro de 1963) foi um poeta de vanguarda, radioamador, e grande proprietário de terras do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem sido considerado pela crítica como um dos mais dotados ou o maior dos modernistas do início do século XX no Rio Grande do Sul. Tyrteu participou da Revolução de 30, seguindo para o Rio de janeiro com Getúlio Vargas, de cuja fazenda em São Francisco de Assis as suas terras eram vizinhas. Este homem da nossa Terra, possivelmente o único poeta moderno do extremo sul do Brasil a praticar uma poesia de vanguarda nas primeiras décadas do século XX, seu único livro publicado, Saco de Viagem (1928) tem características formais cubistas e futuristas, além de referências à obra de Oswald de Andrade, explorando também o humor do modernismo brasileiro direcionado, principalmente, a fatos da política local e das cidades vizinhas, bem como neologismos que exploram a linguagem regional do gaúcho.”

“Tem-se pouca informação a respeito do trabalho do poeta, embora Tyrteu Rocha Vianna fosse publicamente reconhecido como tal, participando de tertúlias com amigos em sua cidade. Sua obra futurista e antropófaga “Saco de Viagem”, concluída em 1927, surpreende a muitos pelo fato de ter sido criada em uma cidade então muito pequena e com características rurais, em uma época de difícil acesso à informação atualizada, localizada no sudoeste rio-grandense, São Francisco de Assis, a qual foi palco de sangrentos combates na Revolução de 1923. No entanto, o vanguardismo radical de Tyrteu pode explicar-se, possivelmente, por ser ele um pioneiro do radioamadorismo e um poliglota. “ –  Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A nossa Biblioteca tem uma identidade própria com livros, perspectivas documentais e diversas publicações, possibilitando espaços que sirvam ao estudo, leitura, consultas  e empréstimos regulados de obras. A história até este projeto foi importante, embora seja “mínima” em acervo de livros e documentos, ou seja, ampliá-los passa a ser o desafio envidado pelo próprio projeto ora implantado, de “Qualificar nossa Biblioteca”; guardar, conservar e organizar livros, catalogando e arquivando obras impressas é o desafio forte na Manoel Viana que possui 27 anos de História. A valorização do Espaço situado numa região magna e atrativa, central e praciana  é uma meta visando implantar um ambiente físico e/ou virtual destinado à coleção de informações, aliás, pode e será um Centro de documentação e  informações.

Fonte: Departamento de Cultura e Turismo

Compartilhe: