Manoel Viana abre os debates para a 1ª Conferência do Direito da Criança e do Adolescente

Notícias

“Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências” com esse mantra que se realiza no município a 1ª Conferência do Direito da Criança e do Adolescente. E integrando a programação da conferência, o município realiza as conferências livres que devem abrir espaço para a comunidade discutir, reivindicar e problematizar assuntos no que tange as crianças e adolescentes do município.

A primeira das conferências livres fora realizada na manhã dessa quarta-feira (11), no Salão São José, junto a Escola Municipal Alberto Pasqualini, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica Manoel Viana. O encontro contou com a participação da comunidade escolar – alunos, professores e a diretora da EMEF Alberto Pasqualini, Eliane Schimitt Luiz – representantes do Conselho Tutelar, Escolas Estaduais Salgado Filho e Manoel Viana, Associação do Bairro Restinga e do Bairro Vila Nova, CRAS, ONG Acolher, Brigada Militar, EMATER, Procurador Jurídico do Município, Câmara de Vereadores e, também, a presença de integrantes da Câmara Jovem, Departamento e Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto do Município,  além do chefe do Executivo Municipal – Gustavo Medeiros.

A Secretária de Educação, Ana Migotto em sua fala exaltou que a criança e o adolescente são a meta e objetivo principal dessa empreitada e que, com isso, se espera a criação, lá no final das conferências, de um documento com assuntos e reivindicações que ajudem a moldar um futuro melhor para esta e, também, futuras gerações.

O líder do Executivo, Gustavo Medeiros reforçou a fala da Secretária com intuito de que esses encontros resultem em mais do que discursos e debates, e que se transformem em resultados. O Prefeito ainda destacou principalmente à comunidade adolescente presente, a ideia de que se organizem e, com clareza e direcionamento, cobrem das esferas públicas os seus direitos não somente como jovens, mas como cidadãos, pelo seu futuro. “Mas, não de forma desordeira e através de arruaças e vandalismos”, enfatizou Medeiros.

As Conferências Livres continuam pelo mês de julho, devendo a próxima ser realizada na Escola Estadual Manoel Viana, na próxima segunda-feira (16), seguida do Movimento Comunitário no dia 21, e encerrando na Escola Salgado Filho, no dia 08 de agosto, sendo que – oficialmente – a 1ª Conferência do Direito da Criança e do Adolescente está prevista para acontecer no dia 31 de agosto.