Executivo e comunidade engajados no projeto Jogue Limpo

Notícias Programas e Projetos

Na manhã dessa quinta-feira (12) o Executivo Municipal de Manoel Viana realizou mais uma ação de mutirão junto ao projeto Jogue Limpo “Manoel Viana Agradece”, criado no ano passado pela Administração através do departamento de Meio Ambiente do município.

O projeto tem como objetivo realizar ações de limpeza, tanto em áreas rurais quanto em urbanas do município, conscientizar a população quanto ao descarte correto do lixo, preservando doenças e proliferação de vetores, principalmente o Aedes Aegypti além de envolver a comunidade nas atividades ambientais para criar a consciência de que a limpeza pública é obrigação de todos.

Nas atividades da última quinta-feira foram colocadas novas lixeiras em alguns pontos do município, e outras doadas assim como a entregue aos alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualini, onde aconteceram ato e organização dos envolvidos nas atividades. Estiveram presentes representantes de bairros, do Conselho de Saúde, das escolas – municipal Maria Veni Lottermann e estadual Salgado Filho e Manoel Viana, além de entidades como o Sicredi – Programa União Faz a Vida, da Câmara de Vereadores e Emater.

Durante o ato, o prefeito Gustavo Medeiros falou sobre a importância, especialmente desta geração que está surgindo com os alunos do ensino fundamental, da conscientização dos cuidados com o meio ambiente – não somente sobre o descarte de lixo, mas também quanto a fiscalização do que acontece ao seu redor.

Ele fez referência á uma das reivindicações feitas durante a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada quarta-feira, que cobrava dos administradores e políticos da cidade uma Manoel Viana mais limpa, complementando que não se trata apenas trabalho dos poderes de cuidar da limpeza da cidade, mas da comunidade como um todo através do armazenamento e descarte adequado do lixo.

Ainda no início das atividades, Gustavo Medeiros também assinou a ordem de serviço para o início dos serviços da empresa Serv Sul – de Santiago, que realizará a limpeza de toda cidade no decorrer dos próximos dias. Dentre os serviços realizados pela empresa, estão o recolhimento de lixos pelas vias, pintura de meio-fio, poda e aparagem de vegetação em vias públicas, limpeza e raspagem das ruas, dentre outros.

Em seguida o prefeito, juntamente de representantes da Administração Municipal e alunos da Escola Alberto Pasqualini se deslocaram até a praça da Favorino Marques onde realizaram a plantação de algumas árvores típicas no entorno da quadra.