Autoridades se reúnem para discutir avanços na PCH da Barragem do Itú

Notícias

Na última semana o município de Manoel Viana recebeu uma importante comitiva com representatividade regional e de esfera federal, com intuito de dar celeridade ao andamento dos processos que envolvem a PCH – Pequena Central Hidrelétrica da Barragem do Itu.

O prefeito Gustavo Medeiros recebeu na Marina El Capitan, os representantes dos municípios que trabalham juntos no desenvolvimento do projeto, o prefeito Paulinho Salbego – de São Francisco de Assis, e a prefeita Adriane Bortolaso Schramm – de Maçambará. Também participou do encontro o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, que prestou apoio a importante causa.

Durante o encontro o gerente administrativo da EngService – empresa responsável pelo projeto, Claudio Bertet teve a oportunidade de falar sobre o planejamento e o desenvolvimento do projeto para, além dos prefeitos, o Deputado Federal Afonso Motta, além do ex-vice-governador José Paulo Cairoli e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado Marco Peixoto.

Os prefeitos em suas falas enfatizaram a importância da PCH para o desenvolvimento local e regional. Conforme o prefeito Gustavo Medeiros, a implantação da pequena hidrelétrica trará, desde as suas obras iniciais até a conclusão, trará impactos positivos inclusive para a cadeia produtiva, aumentando a geração de renda, expandindo as oportunidades de emprego e gerando condição para evitar a evasão das famílias do campo.

Afonso Motta em sua fala enalteceu a luta pelo desenvolvimento de um antigo sonho da região, cuja sua concretização resultará no progresso conjunto, abrindo um caminho de recursos para o desenvolvimento dos municípios e região.

Os representantes locais destacam a demora no avanço do projeto devido aos entraves burocráticos e morosidade de algumas áreas, algo que o conselheiro Marco Peixoto, assim como o deputado Afonso Motta garantiram suporte para cobrar agilidade no essencial para o avanço das etapas.