Prefeitura e guarnição trabalham em resgate simulado na semana alusiva ao Dia dos Bombeiros

Notícias

Na semana do Dia Nacional do Bombeiro, 2 de Julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Alegrete intensifica as atividades de prevenção e promove eventos envolvendo a comunidade alegretense e vianense. Na manhã dessa segunda-feira (24), representantes do agrupamento estiveram reunidos junto a Administração Municipal para discutir os eventos alusivos a semana, e planejar um exercício simulado de resgate.

É importante destacar que além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. A exemplo, no município, vem sendo desenvolvido o Projeto Bombeiros Mirins de Manoel Viana, desde o início do ano, sob o comando do sargento Adão Roberto.

O agrupamento mirim também deverá integrar as atividades da semana alusiva ao Dia do Bombeiro, inclusive no exercício simulado, que ainda contará com o apoio e envolvimento das Secretarias de Obras, e de Saúde, além do Departamento de Trânsito e Defesa Civil do município, assim como a guarnição de Bombeiros de Alegrete.

O exercício, inédito no município, representará uma ação de resgate em local de difícil acesso. Conforme a proposta, o resgate fictício acontecerá na área da Praia e Camping Rainha do Sol, com o objetivo de avaliar o preparo dos envolvidos numa situação real. A ideia da ação usando o Rio Ibicuí, se deu pelo fato de haver uma maior probabilidade de um acidente envolvendo enxurradas ou acidentes com embarcações, diferente de uma situação de incêndio de proporções mais graves, incomum no município.

A atividade simulada está prevista para acontecer no próximo dia 1º de julho. Participaram do planejamento, nesta segunda-feira, os representantes da Secretaria de Educação, diretora do Departamento de Ensino – Rubia Queli e diretor do Departamento de Turismo e Cultura – Paulo Pugliero; a representante da Defesa Civil local – Luiza Meus; Representante da Secretaria de Obras – Adrieli Abie; Departamento de Trânsito – Herton Kulmann; representante da Secretaria de Saúde e Assistência Social – Cristiane Maronese; além dos representantes do Corpo de bombeiros – Robson Mendonça, Jonathan Antonio, e o responsável pelo Projeto Bombeiros Mirins de Manoel Viana – sargento Adão Roberto.