Reunião debate ações de monitoramento ao mosquito Aedes Aegypti

CISCEPA-MVi Saúde

Nem mesmo o outono e agora a chegada do inverno foram capazes de dar uma folga em relação aos cuidados com a proliferação do Aedes Aegypti, especialmente pelos calores atípicos para a estação. Com isso, no início dessa semana o prefeito Gustavo Medeiros esteve reunido com a equipe da Secretaria de Saúde, ao lado de fiscais e agentes endêmicos para discutir sobre o trabalho de monitoramento no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registrou até o momento apenas um foco do mosquito, no bairro do Centro. Sendo que destes, após o recolhimento da larva, estas foram encaminhadas para exames e obtiveram resultado negativo para as presenças de larvas dos mosquitos Aedes Aegyptis e Aedes Albopictus, responsáveis pela transmissão da Dengue e da Febre Xicungunya.

Ainda, conforme a Pasta da Saúde, os agentes efetuaram um mutirão num raio de 350m do foco localizado, onde não fora encontrado qualquer outro. As visitações e inspeções são realizadas de forma continua, sendo que nestes próximos dias, os agentes estarão visitando as residências do bairro Cidade Alta.

Uma das grandes preocupações levantadas durante a reunião se referem aos restos de lixos abandonados nos fundos de pátios que acabam se tornando meio propício para a propagação das larvas do Aedes Aegypti. Ainda se ressalta o abandono de pneus em desuso em pátios e até mesmo pelo meio ambiente, mesmo com a campanha de coleta de pneus inservíveis que frequentemente é realizado pela Prefeitura.

Também foi levantado pelos agentes casos de descarte irregular nas residências, de moveis e aparelhos eletroeletrônicos, apesar das campanhas e trabalhos de conscientização realizados pela Administração Municipal, através do “Jogue Limpo”. Conforme o prefeito Gustavo, serão trabalhadas novas ações de ataque ao problema, assim como será enfatizado ainda mais as atuações na divulgação a respeito da prevenção à criação de focos assim como o combate ao mosquito.

Como medida preventiva de reforço ao conjunto de ações em desenvolvimento serão realizadas ações de orientação junto a comunidade e nas escolas, com o objetivo é diminuir os índices de proliferação de focos de mosquito. Lembrando que além da dengue, o mosquito também pode transmitir febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.