Executivo e Bombeiros realizaram simulado de resgate do Rio Ibicuí

Educação Informativos Programas e Projetos Saúde

Na semana em se comemorar o Dia dos Bombeiros, diversas atividades são desenvolvidas em Alegrete e Manoel Viana pelo agrupamento que guarda as cidades. O Corpo de Bombeiros de Alegrete deu início as atividades ainda na segunda-feira (1º), com programação que deve se estender pelo decorrer da semana.

Dentre as ações, a guarnição organizou um exercício simulado de salvamento e resgate no Rio Ibicuí. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Obras, de Educação, de Saúde e Assistência Social, além do Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Brigada Militar.

Durante o exercício os bombeiros foram acionados em Alegrete, a partir de então se deu início ao resgate simulado. Chegando a cidade a equipe de salvamento dos bombeiros se deslocaram até o porto na Praia e Camping Rainha do Sol, e devidamente equipados partiram em busca da vítima isolada nas margens do Rio. Localizada, a vítima foi socorrida pela embarcação dos bombeiros, e entregue em terra firme para a equipe de Saúde.

O simulado contou com a presença, também, do projeto Bombeiros Mirins de Manoel Viana que acompanharam atentamente a ação. Conforme o coordenador do projeto, sargento Adão Roberto, a atividade serve como forma de preparo para a unidade, assim como também como base para os jovens que aprendem o seu papel em casos como esses. Tendo em vista que o comportamento também serve como fator de interferência e pode significar a diferença entre o sucesso ou não de um resgate.

As atividades na semana do Corpo de Bombeiros ainda incluem uma formatura realizada na terça-feira (2), na qual o prefeito Gustavo Medeiros recebeu uma comenda de destaque pelo apoio ao projeto Bombeiros Mirins, dentre outras.