Equipes da Saúde e Meio Ambiente passam por capacitação sobre o Aedes Aegypti

CISCEPA-MVi Informativos Saúde

Nesta quarta-feira (22) a equipe da Secretaria de Saúde do Município, com ênfase aos Agentes Comunitários de Saúde, e também professores do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa de Saúde na Escola, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente estiveram participando de um encontro orientado pelo Ministério de Saúde e a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde a respeito do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Conforme o representante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Divisão Epidemiológica – Jair Pereira Martins, a região se encontra infestada pelo Aedes Aegypti, sendo que Manoel Viana já registrou seus primeiros focos com a larva do mosquito. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado, neste ano já foram registrados 3.566 casos suspeitos de Dengue, 248 casos de Febre de Chikungunya, e 113 casos suspeitos de Doença Aguda pelo Zika Vírus.

Jair Pereira atenta para que o combate ao mosquito da dengue comece dentro de casa e no trabalho, através da eliminação dos focos de água parada e limpeza de recipientes. A fêmea do mosquito, a única capaz de transmitir as doenças, coloca seus ovos nas áreas úmidas do possível criadouro. Lá, eles ficam grudados por até mais de um ano. No período de chuvas, o ciclo reprodutivo é favorecido, aumentando o número de mosquitos.

Ele acrescenta que se oriente aos moradores sobre a importância de uma constante vistoria em casa e no trabalho, de acordo com ele, é indispensável para o combate às doenças do Aedes aegypti e, consequentemente, para preservar a sua saúde. Mas não basta eliminar a água parada, é necessário limpar as paredes dos recipientes onde os ovos possam estar grudados.

O representante do CEVS ainda falou sobre o ciclo de encubação do mosquito Aedes Aegypti, assim as situações que podem e devem ser evitadas com intuito de impedir epidemias. Jair também abordou sobre as doenças comuns ao mosquito, suas características e sintomas, assim como orientações em como agir, tanto a equipe médica, quanto aos agentes responsáveis.

Por fim ele destacou algumas dicas/regras essenciais ao controle e combate ao mosquito.

Algumas dicas que auxiliam no combate ao Aedes aegypti

1 – Faça a desobstrução das calhas;

2 – Elimine o lixo a céu aberto que possa acumular água, além de outros objetos, como lonas de veículos, pneus e garrafas;

3 – Vede bem as caixas d’água e tonéis;

4 – Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas – de áreas cobertas e interior de residências, plantas fora de casa, propensas a pegarem chuva devem ficar sem o pratinho;

5 – Troque semanalmente a água das plantas aquáticas, lavando o recipiente com sabão e escova;

6 – Faça a manutenção de piscinas e fontes corretamente;

7 – Não deixe a água acumular na laje do seu imóvel;

8 – Troque a água de reservatórios de água e lave com escova de cerdas duras as paredes do recipiente.