Executivo, comunidade e IBGE discutem planejamento para Censo 2020

Informativos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já começa a preparar, com auxílio das Prefeituras, o novo Censo Demográfico a ser realizado em 2020, em todo o Brasil. Nessa terça-feira (24), a coordenadora da subárea – Milena Vargas Cambraia, esteve reunida com membros do Executivo Municipal, além de representantes e lideranças da comunidade para o planejamento e acompanhamento do censo que acontece no próximo ano.

O Censo Demográfico, que foi realizado pela última vez em 2010 em todo o país, constitui na principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Durante a reunião, os presentes foram informados sobre a metodologia da pesquisa, a importância da colaboração da comunidade, o processo seletivo de recenseadores e supervisores, entre outros. “A cooperação da população é fundamental para o sucesso da operação. Todas as residências devem ser visitadas”, garantiu o chefe da agência.

Nessa primeira reunião foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão na coleta de dados, necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como a cessão de espaço e internet, além de apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, dentre outros. O prefeito Gustavo Medeiros colocou-se à disposição para contribuir para o sucesso do Censo. Salientando que os números apurados são importantes para o repasse de recursos federais e estaduais ao município.

Ainda conforme Milena o Instituto estará abrindo processo seletivo para os cargos de coordenador censitário de subárea, que atuará na região. Conforme ela, o edital tem previsão para ser liberado ainda nesse mês de setembro. Também estarão sendo lançados editais para 09 vagas de recenseadores – em março do próximo ano, e para 02 vagas de supervisores – em fevereiro de 2020, ambas as ocupações com atuação exclusiva no município.