Prefeito participa de videoconferência com Governo do Estado e representantes da AMFRO

Informativos

Na tarde dessa segunda-feira (25) o prefeito Gustavo Medeiros esteve participando de uma reunião, via videoconferência, na qual participaram o governador Eduardo Leite, secretários do Estado, e prefeitos da AMFRO – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste – RS. Durante o encontro virtual, os prefeitos apresentaram demandas relacionadas à saúde, segurança e educação.

Conforme o líder do Executivo Municipal, foram tratados de vários temas, principalmente relacionados às ações de prevenção a covid-19, alinhando ideias entre o Governo do Estado e prefeitos, que estão na linha de frente desse cenário. “Tudo que se quer é aquilo que temos conseguido até então, que é ter o controle, evitando que haja um grande contingente de pessoas contaminadas por esse vírus tão preocupante que estamos enfrentando”, conclui Gustavo Medeiros.

No que diz respeito à saúde, os prefeitos mencionaram a importância de repasses aos hospitais, momento em que o governador assegurou o pagamento de R$ 56,5 milhões a municípios gaúchos com recursos do Tesouro do Estado. Desse valor, R$ 13,5 milhões correspondem à 12ª parcela da dívida herdada de gestões anteriores e R$ 43 milhões, ao pagamento mensal de programas municipais de saúde.

No que tange a educação, Eduardo Leite enfatizou que está sendo planejado um retorno com fases, priorizando o ensino remoto. Ele reforçou que na próxima quarta-feira (27), realizará um pronunciamento sobre essa retomada das aulas nas escolas municipais e estaduais, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A reunião também contou com a participação do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), Otomar Vivian (Casa Civil), Arita Bergmann (Saúde), Faisal Karam (Educação), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.