Administração Municipal reforça alerta sobre cuidados de prevenção a proliferação do Aedes aegypti

CISCEPA-MVi

A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde de Manoel Viana e ao Comitê Intersetorial de Combate e Prevenção ao Aedes Aegypti voltam a lançar alerta em relação à necessidade de redobrar cuidados de prevenção à proliferação do Aedes aegypti. Larvas e mosquitos se multiplicam pelo Rio Grande do Sul em proporção pelo menos três vezes maior do que no ano passado no mesmo período.

A preocupação é com o risco do surgimento de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, agravando o quadro de saúde pública, já preocupante, em decorrência da pandemia da Covid-19, associada aos problemas de gripe, causados pelo vírus H1N1. Em consequência da pandemia, o Ministério da Saúde cancelou, este ano, três edições previstas do LIRA – o Levantamento por Índice Rápido de Aedes aegypti.

Desde o início deste ano, Manoel Viana não contabilizou nenhum foco de larva do mosquito. Diferentemente do ano passado quando foram registrados 2 focos de larvas, motivo pelo qual tivemos a visita da representação do Ministério da Saúde e Centro Estadual de Vigilância Sanitária, notificando como cidade infestada de Aedes aegypti, que conforme a legislação, vale por um ano essa notificação, caso não seja encontrado nenhum outro foco ou incidente, explica o coordenador do Comitê, Guilherme Bilieri Pereira.

No mês de março, seria realizado o LIRA para cumprimento de um ano sem o vetor, mas, como já salientado, em virtude da pandemia, as atividades foram canceladas. Entretanto existe a preocupação com o retorno da chuva como um dos fatores de risco. Outro motivo para apreensão é a grande proliferação de Aedes em cidades da região, destaca o CISCEPA-MVi – Comitê Intersetorial de Combate e Prevenção ao Aedes Aegypti.