Prefeito participa de reunião da AMFRO para discutir estratégias de enfrentamento ao Coronavírus

Notícias

Nessa última quarta-feira (24), o líder do Executivo Municipal Gustavo Medeiros esteve participando de reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste – AMFRO e a delegada da 10° CRS, Heili Temp. o encontro que aconteceu em Alegrete, teve por objetivo discutir a unificação das medidas de combate ao Coronavírus (covid-19) nos municípios da região.

Com a presença de prefeitos de 10 municípios regionais, foram traçadas algumas estratégias e medidas restritivas no intuito de evitar que sejam retomados os protocolos de Bandeira Vermelha, inclusive com propostas de enrijecer algumas restrições, impedindo que o número de contágios continue numa vertente crescente como tem ocorrido na região, revela o prefeito Gustavo Medeiros.

Ainda durante o encontro fora criado o Grupo de Controle Regional para garantir que os municípios enviem dados como número de ocupação de leitos, número de casos confirmados e recuperados sem divergências. Tal grupo contará com o suporte das Secretarias de Saúde de cada município, além de uma equipe técnica coordenada pelo prefeito de São Gabriel – Rossano Gonçalves.

O prefeito de Alegrete – Márcio Amaral lembrou, durante o encontro, que a classificação das bandeiras do Distanciamento Controlado se dá mediante avaliação dos números da região e não individuais. Conforme os dados apurados no início da tarde do dia 24, a região estaria contando com 9 hospitais os quais somam 73 leitos de UTI adulto com ocupação de 60,3%. A região de Uruguaiana, a qual o município de Manoel Viana está integrado, conta com 160 leitos de UTI COVID, sendo que até o levantamento a ocupação era de 31% e, ainda, do total de 73 respiradores na região, 41% estavam ocupados com pacientes COVID e outros.

A reunião realizada no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal de Alegrete contou com a participação, além do prefeito vianense – Gustavo Medeiros, também da presidente da AMFRO e prefeita de Rosário do Sul, Ziláse Rossignollo e dos prefeitos de Alegrete – Márcio Amaral, de Barra do Quaraí – Iad Choli, de Itaqui – Jarbas Martini, de Maçambará – Adriane Schramm, de Quaraí – Mário Raul, de São Gabriel – Rossano Gonçalves, de Santa Margarida do Sul – Luiz Felipe Machado, de Uruguaiana – Ronnie Mello, e do secretário de estado geral de Governo de Santana do Livramento – Ricardo Dutra, dentre outras representatividades e autoridades.

Foto DPCOM PMA