Manoel Viana prepara mais um entrega de kits de alimentação escolar

Educação

Neste ano, em razão da pandemia, toda rede de ensino foi forçada a se adaptar e encontrar vertentes novas para levar a educação aos seus alunos. Projetos de ensino hibrido, vídeo aulas, uso de aplicativos e ferramentas digitais foram as resoluções que ditaram e possibilitaram a continuidade do ano letivo. Além de garantir a entrega de conhecimento a esses alunos, a Educação também encontrou formas de chegar àquelas famílias em maior vulnerabilidade social.

Após reunião realizada, ainda em início de pandemia, se propôs a entrega de kits formados por aqueles alimentos adquiridos para a Alimentação Escolar, contemplando as famílias que possuem cadastro no Bolsa Família e que estão em vulnerabilidade social, observando o contato direto das diretoras com as famílias e a realidade dos alunos. A reunião contou com a presença dos agentes do Conselho de Alimentação Escolar, secretária de Educação – Ana Margaret Migotto, diretora de Ensino – Rubia Queli Corsini, além de diretoras das escolas da rede municipal e a nutricionista – Clara Dutra.

Na primeira ação de distribuição dos kits foram entregues 100 kits de alimentos incluindo alunos da Escola Alberto Pasqualini, Escola Henrique Dias e EMEI Maria Veni Lottermann. Conforme os dados da Secretaria de Educação, foram investidos aproximadamente R$4.690,00 na aquisição de itens como arroz, feijão, leite em pó, farinha de trigo, farinha de milho, açúcar e óleo de soja.

Com o objetivo de garantir a manutenção da segurança alimentar e nutricional dos alunos nesse estado de calamidade pública, em caráter excepcional, fora realizada uma segunda entrega de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, e recurso livre do município.

Já nesse segundo momento fora realizado um questionário social enviado para todas as famílias onde os pais ou responsáveis pelo aluno definiram estar ou não em vulnerabilidade social, optando ou não pelo recebimento do kit de alimentos. Foram distribuídos 150 kits de alimentos entre todas as escolas municipais e a EMEI, totalizando um investimento aproximado de R$ 6.200,00 para a formação dos kits formados por 2,5kg de arroz, 1 kg de feijão, 500gr de massa, 1l de óleo, 1 kg farinha de milho, 1 kg de farinha de trigo, 2kg de açúcar.

E, agora, no final do ano, a Secretaria de Educação prepara uma terceira entrega de alimentos, que desta vez estarão ainda mais completo devido o retorno às aulas ter sido novamente adiado. Conforme a Pasta, o kit variado será composto por arroz, feijão, óleo, açúcar, farinha de trigo, farinha de milho, leite em pó, massa, carne, iogurte e panetone. Tendo sido realizado oum investimento de aproximadamente R$ 20.400 na confecção de 200 kits. As entregas acontecem a parti desta segunda-feira (07), àquelas já selecionadas e informadas.