Manoel Viana promove 1ª Integração de Câmbio

Desenvolvimento Social Esportes Notícias

No último sábado, dia 28 de outubro, o Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e CRAS, promoveu a 1ª Integração de Câmbio de Manoel Viana. A atividade ocorreu no Ginásio Henrique Nemitz, a partir das 8h, e contou com a participação de equipes de câmbio das cidades de Santiago, Alegrete, Uruguaiana e a anfitriã Manoel Viana.

O câmbio é um jogo de voleibol adaptado para pessoas com idade avançada, que faz uso da quadra e da bola de vôlei. Cada time possui 12 atletas, sendo nove em quadra e três reservas que se revezam cada vez que se grita a palavra “câmbio”. A partida tem dois tempos de 15 minutos e vence quem fizer o maior número de pontos. O ponto é marcado quando a equipe adversária deixa a bola cair, não realiza o rodízio corretamente, entre outras penalidades.

A prática de câmbio é reconhecida como esporte símbolo da Pessoa Idosa no município de Manoel Viana através da Lei n°3243/2023, proposta pelo Vereador Éden Caldas.